BRASIL EM PORTUGUES

Brasil recebe 60% mais turistas estrangeiros que em 2021

Após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o turismo no Brasil segue curva ascendente de retomada. Além de indicadores como crescimento da malha aérea e aumento de gastos dos turistas, outro dado ratifica a onda positiva: somente no primeiro quadrimestre de 2022, mais de 962 mil estrangeiros entraram no país com visto de turista. O balanço já supera em 60% todo o ano de 2021, quando foi registrada a entrada de 596,7 mil visitantes estrangeiros.

Ao comparar com o mesmo período de 2021, a diferença é ainda maior. Entre janeiro e abril de 2021, foi registrada a entrada de 122.601 viajantes de outros países, o que representa uma alta de 685% neste ano. Os números são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.

Para seguir ampliando o interesse de viajantes estrangeiros no Brasil, a Embratur lança, ainda neste ano, mais três campanhas para mercados prioritários. Nos Estados Unidos, a ação já está em curso desde 24 de maio, com o tema “Visit Brazil. Já na Europa e na América Latina, o reforço na promoção de destinos brasileiros será no segundo semestre. Além disso, a partir de uma parceria com o Sebrae, a Embratur iniciou uma série de ações para incrementar a divulgação do Brasil no exterior, como press trips com jornalistas estrangeiros, participação em feiras internacionais e realização de road shows com operadores, agentes, entidades e associações o setor.

“Nosso objetivo é alcançar o patamar pré-pandemia, quando recebíamos mais de 6 milhões de estrangeiros por ano. Vamos seguir trabalhando e intensificando a divulgação do Brasil no exterior para trazer ainda mais turistas internacionais, o que movimenta a economia e gera empregos internamente”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Estamos confiantes de que o aumento da promoção dos destinos brasileiros é fator decisivo para aproveitarmos todo o potencial que o país possui para receber estrangeiros no cenário do turismo pós-pandemia”, completa Nascimento.

Retomada do setor
A Malha Aérea Internacional brasileira também aponta para uma retomada progressiva desse segmento. Em abril deste ano, o número de voos mensais chegou a 2.983, um aumento de 191,21% em relação ao mesmo mês de 2021. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e empresas aéreas, de janeiro a abril, foram criados ou retomados 122 voos, além de 40 frequências adicionais que entraram em operação. Até janeiro de 2023 estão previstos 24 voos a mais vindos de outros países e 9 serão retomados ou terão sua frequência ampliada…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual