AEROPUERTOS

CEO do BH Airport é o novo porta-voz de programa da ONU

O CEO do BH Airport, Kleber Meira, é o novo porta-voz do programa Liderança com ImPacto, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Ele foi selecionado em um criterioso processo de avaliação para representar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 que trata das ações contra a mudança global do clima. Ser selecionado significa que Kleber é comprometido com a agenda ESG e atua como influenciador e porta-voz do seu ODS para que mais líderes se engajem com a agenda sustentável do Pacto Global.

«É um orgulho enorme ser selecionado para ser porta-voz do ODS que trata das mudanças globais do clima. Além de um pilar estratégico na nossa gestão à frente do BH Airport, o ESG é algo em que acredito profundamente e defendo nas minhas ações diárias. Desde que assumi a posição de CEO no aeroporto, busco engajar as pessoas, empresas parceiras, entidades e a cadeia da aviação no sentido das boas práticas ambientais, sociais e de governança. A ação diária do homem impacta diretamente nas mudanças climáticas e é preciso agir efetivamente para mudar esse cenário. Cada um pode fazer a sua parte e eu fico honrado com o convite e me sinto privilegiado de ter a oportunidade de envolver as demais lideranças nesse sentido», ressalta Kleber Meira.

A indicação de Kleber é resultado de um processo criterioso. Primeiramente, o BH Airport precisou inscrever o seu CEO para integrar a iniciativa. A candidatura foi avaliada a partir de critérios de engajamento e integridade. Ao mostrar interesse em fazer parte, a empresa indicou um ODS no qual o seu presidente iria se posicionar com mais ênfase e descreveu o que faz para contribuir com o avanço desse objetivo específico. A análise feita pelo Pacto Global considerou o envolvimento do BH Airport com o ODS defendido, a análise reputacional da empresa e do CEO, o nível de engajamento com o Pacto Global da ONU no Brasil, assim como o alinhamento com as premissas e compromissos propostos pela iniciativa no país.

O programa busca posicionar os CEOs como mobilizadores de temas de impacto ESG dentro de suas empresas, no relacionamento com a cadeia de valor e com influenciadores em geral. «Entender a importância da sustentabilidade na evolução dos negócios é um caminho sem volta. As lideranças precisam ampliar o olhar e engajar as pessoas a favor dos ODS», conclui o CEO do BH Airport.

Trajetória

Formado em Engenharia, com dois MBAs (nas áreas de Marketing e Finanças), curso de Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e pelo INSEAD (França), e certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC, Kleber é um executivo generalista com 30 anos de experiência em gestão e reestruturação de negócios. Com sucesso e experiência em diferentes segmentos (Engenharia, Óleo e Gás, Telecom, Desenvolvimento de Software e Soluções Móveis e Logística & Transporte), trabalhou em empresas nacionais, multinacionais e em startups, como: Mendes Junior, Shell, Intelig Telecom, Grupo Libra e Grupo CCR.

A escolha do ODS13

O BH Airport atua para se fortalecer como o mais sustentável do país. Em 2022, o terminal internacional mineiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Green Airport Recognition durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires, na Argentina. A reforma da Central de Água Gelada foi destaque durante o evento e recebeu também a menção honrosa como projeto sustentável nas áreas de Eficiência Energética, Reuso de Água e Custo de Manutenção.

O aeroporto também recebeu a renovação da acreditação de redução de emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). Essa foi a terceira vez que o terminal recebe a certificação por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa que saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021.

No final do ano passado, o BH Airport também ingressou no Pacto Global da ONU no Brasil para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa agenda. No aeroporto, o fortalecimento da trajetória ESG é uma realidade e a adesão ao pacto vai de encontro aos projetos colocados em prática ao longo do ano. Para completar, o BH Airport foi o primeiro aeroporto do país a receber a certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas.​

Compartir noticia:
Fuente: BH Airport
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual