BRASIL EM PORTUGUES

Começa operação especial para monitorar espaço aéreo para a Rio 2016

Começou hoje (20) o esquema de monitoramento de todos os voos relacionados aos Jogos Olí­mpicos e Paralí­mpicos Rio 2016, a partir da Sala Master de Comando e Controle da Aviação Civil, ao lado do aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro. A sala vai funcionar até 24 de setembro e acompanhar os 40 aeroportos envolvidos na operação especial para o megaevento.

Apenas da abertura da Olimpíada, no dia de 5 de agosto, serão monitorados mil pousos e decolagens de aeronaves executivas e cerca de 700 movimentos de voos comerciais somente nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio.

De acordo com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Fernando Fortes, que acompanhou o primeiro dia de operações da Sala Master, o governo pretende garantir a fluidez dos serviços nos aeroportos, causando mínimo impacto à rotina do passageiro e mantendo a regularidade da operação no ar e em solo.

"A aviação trabalha com parâmetros de máxima eficiência e são soluções de integração como essa que fazem a diferença no desempenho do setor. Considero a Sala Master um exemplo de ação compartilhada no setor público. Sem dúvida esse modelo de monitoramento contribui para manter o setor aéreo brasileiro entre os mais seguros do mundo", disse Fortes.

Todos os voos procedentes e com destino ao Rio de Janeiro neste período, seja no transporte de atletas, membros de delegações, chefes de Estado, outras autoridades e demais turistas, serão acompanhados em tempo real por meio do Sistema de Gerenciamento de Voos Olí­mpicos e Paralí­mpicos (SVOP), um software desenvolvido especialmente para a Rio 2016…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual