AEROPUERTOS

Concessionária devolve Galeão e governo prevê leilão conjunto com Santos Dumont

A operadora Changi Airport decidiu devolver a concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

A empresa de Singapura tem 51% do capital do terminal do Galeão e atribui a decisão à má situação econômica brasileira desde 2014 – quadro que foi agravado com a pandemia da Covid-19.

Com a decisão do operador, o governo anunciou que vai relicitar o Galeão junto com o aeroporto Santos Dumont em uma nova rodada de concessão que deve ser realizada em 2023.

Em comunicado à imprensa, a operadora que controlava o Galeão lembra que o Brasil sofre uma série de problemas econômicos há quase uma década, como a recessão entre 2014 e 2016, queda de preços das commodities e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19.

“A pandemia provocou uma queda de 90% do número de voos no Brasil e enfraqueceu ainda mais as condições de operação do aeroporto”, cita a nota à imprensa.

A concessionária RIOgaleão é controlada pela Changi Airport, que opera o Aeroporto de Singapura, considerado um dos melhores do mundo. A empresa estrangeira tem 51% das ações e a estatal Infraero tem os 49% restantes.

Diante da decisão, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou que o governo vai reprogramar a concessão do outro aeroporto fluminense, o Santos Dumont.

“Nós vamos estudar a concessão do Galeão e do Santos Dumont em conjunto. Estamos criando uma 8ª rodada de concessão”, disse em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual