Ahora leyendo:
Contribuições sociais da LATAM no Brasil já beneficiaram mais de 25 milhões de pessoas em 10 anos
Toda la noticia 8 minutes read

Contribuições sociais da LATAM no Brasil já beneficiaram mais de 25 milhões de pessoas em 10 anos

A LATAM acaba de completar 10 anos de contribuição voluntária para causas humanitárias, ambientais, de saúde e educação, tendo beneficiado mais de 25 milhões de pessoas somente no Brasil. É uma década compartilhando o seu maior valor – o encurtamento de distâncias – em prol de ações sociais tanto no longo prazo, com apoio a projetos sociais de Organizações Não-Governamentais (ONGs) parceiras, como em situações mais emergenciais por meio do programa Avião Solidário.

Contribuir com essas causas e engajar o voluntariado é uma forma de compartilhar com a sociedade o nosso valor como empresa aérea, que conecta pessoas e cargas em várias partes do Brasil e do mundo. E, na pandemia, ficou ainda mais evidente como o transporte aéreo é um serviço essencial para o País. A LATAM vem participando ativamente deste movimento há anos e queremos continuar gerando ainda mais valor para as pessoas e para a sociedade para ajudar a transformar e preservar vidas”, comenta Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais, Regulatório e Sustentabilidade da LATAM Brasil.

A percepção do fortalecimento da atuação social da LATAM e da valorização do avião como um meio fundamental para apoiar a sociedade em seu desenvolvimento apontada acima por Gislaine está diretamente relacionada ao aumento da visibilidade e atuação do programa Avião Solidário no combate à pandemia de Covid-19.

De 2020 até hoje, o programa foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 55 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, contribuindo de forma expressiva para os 25 milhões de beneficiados pela companhia. Se desconsiderarmos a atuação da companhia na logística das vacinas, teremos aproximadamente 120 mil beneficiados na última década, uma média de 12 mil por ano.

Ainda, foi por meio do programa que a LATAM é hoje a empresa que mais distribuiu os imunizantes no território nacional (52%) por via aérea. Além disso, o Avião Solidário levou diversos profissionais de saúde, insumos e alimentos no combate à pandemia conforme os números abaixo:

LATAM NO COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

  • Mais de de 2,5 mil voos solidários.
  • 56,2 milhões de vacinas transportadas.
  • 1,7 mil profissionais de saúde.
  • 500 mil absorventes transportados no combate à pobreza menstrual.
  • 380 toneladas de cargas, incluindo 60 em cestas básicas, 70 kg em insumos médicos para a Crise no Amazonas e 35 quilos de pele de tilápia para tratamento de animais e pessoas queimadas pelo IAQ (Instituto de Apoio ao Queimado).
  • 900 protetores faciais e 20 mil máscaras produzidas no Centro de Manutenção da LATAM em São Carlos (SP).

LATAM E OS PROJETOS SOCIAIS

Nas ações de longo prazo, a LATAM compartilha o valor do seu transporte aéreo para apoiar o trabalho social desenvolvido por ONGs e instituições. Em 10 anos de atuação nessa frente, foram:

  • Mais de 13 mil passagens doadas para projetos sociais.
  • Mais de 4,5 mil animais transportados para preservação ambiental.
  • Mais de 13 mil órgãos e tecidos transportados para transplante.

Por meio dessa forma de atuação, a LATAM já colaborou diretamente com mais 25 mil pessoas das diferentes regiões do Brasil. Desde 2020, foram doadas cerca de 2 mil passagens aéreas para voluntários das ONGs parceiras para embarques em quase 280 voos da companhia.

Hoje, a LATAM apoia 15 organizações no Brasil: Amigos do Bem, Ampara Animal, Alto Arapiuns, Associação Caatinga, Embaixadores da Educação, FAS, Gastromotiva, Gerando Falcões, Instituto Mara Gabrilli, Instituto Tênis, Junior Achievement, Make a Wish, Marcos Rossi, Rodrigo Mendes, SOS Mata Atlântica.

LATAM E O SEU COMPROMISSO SOCIAL FUTURO

A contribuição da LATAM vai crescer ainda mais nos próximos anos. A empresa pretende apoiar ações sociais com mais 1.500 passagens até o final de 2022, o equivalente a um investimento de mais de R$ 1 milhão. E novas parcerias já estão em vigor:

  • Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad): a companhia se junta ao combate ao tráfico de pessoas para garantir o retorno seguro das vítimas deste crime para suas famílias. Além disso, a associação irá auxiliar no treinamento da equipe de aeroportos para estarem mais aptos na identificação de situações de risco.
  • Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ): a LATAM prevê transportar 75 quilos de pele de tilápia até o primeiro semestre de 2022, em colaboração com a Pesquisa da Pele de Tilápia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), para radioesterilização no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) em São Paulo. Etapa necessária para que as peles de tilápia possam ser usadas como curativos biológicos no socorro de vítimas de queimaduras, que podem ser pessoas ou animais.
  • Defesa Civil Nacional: formalização de uma parceria antiga com a instituição no Brasil e que é referência na atuação de desastres e catástrofes naturais. A LATAM, sempre que acionada, irá transportar gratuitamente pessoas, insumos e mantimentos para auxiliar em qualquer eventualidade.
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama): também uma formalização de parceria de longa data com a instituição para a preservação da fauna no Brasil. Sempre que acionada, a companhia fará o transporte de animais em risco. Entre as espécies que já foram ajudadas estão cobras, capivaras, pinguins, pássaros, felinos, ursos, entre outras.

LATAM E AS HISTÓRIAS MAIS MARCANTES DE SUA ATUAÇÃO SOCIAL

  • Um tubarão no avião: Em 2 de novembro de 2011, o Avião Solidário da LATAM realizou o transporte aéreo de um tubarão do Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, na Argentina, para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O animal, da espécie Carcharias Taurus, que mede 1,80 metro de comprimento e pesa 75 quilos, deixou a Fundação Temaikèn, na Argentina, com destino ao aquário da capital paulista. Para o transporte, a LATAM Cargo utilizou um tanque especial pesando 1,2 tonelada com vedação tripla e equipado com uma bomba alimentada por baterias para circular a água. O tubarão foi colocado dentro do recipiente juntamente com água do mar em temperatura controlada.
  • O bem rumo ao sertão: A LATAM apoia desde 2007, a ONG Amigos do Bem para ajudar a transformar a vida de 75 mil pessoas no sertão de Pernambuco, Alagoas e Ceará. A contribuição da LATAM permite que milhares de voluntários possam atuar localmente no projeto e fazer o bem.
  • Socorro a Brumadinho (MG): Em 2019, a LATAM não mediu esforços para levar socorro às pessoas e comunidades afetadas pelo desastre na região. Na ocasião, o Avião Solidário transportou 17 voluntários e 2 cachorros de busca, além de 4 psicólogas e 67 quilos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
  • LATAM no combate à fome: A companhia doou 100 toneladas de alimentos (refeições do serviço de bordo não consumidas) desde abril de 2020 para auxiliar no combate à fome e à insegurança alimentar presentes no Brasil por conta do agravamento da pandemia de Covid-19. Uma ação de iniciativa da equipe do Serviço de Bordo da companhia, que, percebendo o excesso de comida não utilizada decidiu ajudar quem mais precisa. Uma verdadeira rede de solidariedade se formou com o apoio dos parceiros sociais da LATAM, que distribuíram os alimentos para diversas famílias em mais de 10 estados brasileiros.

UM COMPROMISSO DE TODO O GRUPO LATAM COM A AMÉRICA DO SUL

As contribuições sociais são parte da realidade de todo o Grupo LATAM e refletem os compromissos de Sustentabilidade assumidos pela companhia. Neste sentido, o programa Avião Solidário é uma das principais estratégias do pilar de Valor Compartilhado e presente nos 5 países com operações do Grupo LATAM na América do Sul: Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Equador. No continente, o programa já apoiou os países em terremotos, enchentes, incêndios e até furacões, como no caso do furacão Iota (Colômbia) em 2020. Durante toda a pandemia de Covid-19, o Avião Solidário da LATAM também tem sido fundamental para o transporte gratuito de insumos médicos, profissionais da saúde e vacinas dentro dos 5 países.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
Input your search keywords and press Enter.