BRASIL EM PORTUGUES

Controlador da Azul nega que vai comprar a TAP

A Azul não está interessada na compra da portuguesa TAP, disse nesta terça-feira o empresário David Neeleman, controlador e fundador da Azul. «A Azul não vai comprar a TAP», afirmou, em entrevista por telefone à Dow Jones Newswires. As especulações de que a Azul pudesse estar interessada na companhia aérea portuguesa ganharam força após o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, afirmar que o governo pode ajudar a Azul se ela desejar adquirir a TAP.

Pimentel acompanhou a presidente Dilma Rousseff em uma visita oficial a Portugal no início desta semana. Neeleman afirmou que conversou com o governo brasileiro sobre ajudar a TAP. «Dissemos que poderíamos ajudar a TAP com conexões, por exemplo», disse, mas reiterou que a Azul está muito focada em sua oferta pública inicial de ações, prevista para este ano.

No mês passado, a Azul afirmou que, um ano depois de se juntar à concorrente Trip e se firmar como a terceira maior companhia de aviação do País, vai abrir o capital na bolsa e espera captar cerca de R$ 1 bilhão com a operação. O governo português precisa vender a TAP até o fim do ano, sob as exigências do seu programa de resgate financeiro, mas o momento é difícil. A maioria das companhias aéreas europeias amarga prejuízo em suas operações domésticas. A TAP oferece muitos voos para o Brasil e isso pode explicar o interesse do governo na compra da companhia pela Azul.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual