BRASIL EM PORTUGUES

Demanda doméstica cai 0,8% para aéreas em setembro

Setembro foi o segundo mês consecutivo de queda na demanda aérea doméstica este ano: depois da retração de 0,6% em agosto, a busca por viagens aéreas caiu 0,8% no nono mês do ano, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A oferta foi reduzida em 1,9% no período. Com isso, a taxa de ocupação dos voos melhorou 0,9 ponto percentual, ficando em 79,58% no mês. O total de passageiros transportados em setembro foi de 7,8 milhões, 1,8% de acima do mesmo mês do ano anterior.

"Os impactos da retração econômica aparecem claramente. Após uma série de avanços muito pequenos, e agora de duas quedas na demanda mensal, o crescimento acumulado também tem caído", analisa o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. "Em janeiro, quando divulgamos o crescimento de quase 6% em 2014, evitamos fazer previsões para 2015 porque sabíamos que essa seria uma temporada complicada, dependendo muito das variáveis de PIB e tarifas. Ela se revelou bem pior que isso", relata o executivo.

Ainda segundo a Abear, com o câmbio da moeda americana próximo de R$ 4, os custos do setor devem fechar o ano disparando mais de 20%, para receitas avançando pouco mais de 3%. Esse quadro levaria o setor a um resultado operacional negativo recorde para as empresas brasileiras de aviação, na casa de R$ 7 bi.

MARKET-SHARE
Com 37,4% de market share, a Tam ficou com a maior parcela da demanda doméstica no mês e se distanciou da Gol, que teve 34,36% de participação. A Azul ficou com 17,78% e a Avianca com 10,46%…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual