BRASIL EM PORTUGUES

Demanda e oferta do transporte aéreo atingiram 99% do percentual apurado no período pré-pandemia

Os indicadores de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo apontam que o setor segue em franca recuperação neste ano frente aos resultados obtidos em igual período de 2019. No mercado doméstico, por exemplo, o percentual de passageiros pagos transportados em agosto de 2022 atingiu 92,4% do total registrado três anos atrás, foram quase 7,3 milhões transportados no oitavo mês do ano. Na comparação com agosto de 2021, o indicador apresentou crescimento de 31,2%, trata-se da 17ª alta consecutiva.

A demanda, medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), e a oferta por voos, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), no mês de agosto se mantiveram praticamente no mesmo patamar registrado há três anos, com retração de 1,3% e 0,1%, respectivamente. Frente aos dados obtidos no último ano, RPK e ASK apresentaram aumento significativo, de 25,8% e 23,7%. Os resultados indicados fazem parte do relatório de demanda e oferta, publicado nesta quinta-feira, 29 de setembro, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – clique no link para acessar.

Entre as principais companhias aéreas brasileiras, a Latam foi a que obteve o maior índice de participação de mercado no mês, em termos de RPK, com 40%, seguida pela Gol, 30,9%, e Azul, 28,7%. A ocupação das aeronaves em voos domésticos em agosto deste ano atingiu 81,4%, valor 1,8% superior em relação ao resultado apurado no mesmo mês do ano anterior e 1,2% inferior ao aproveitamento registado em 2019.

Por conta da pandemia de covid-19, que atingiu e impactou fortemente as principais atividades da economia mundial, os principais indicadores do setor aéreo dos últimos anos também estão sendo comparados com igual período de 2019.

Mercado internacional

O transporte aéreo internacional apresentou, em agosto deste ano, importantes resultados na comparação com o mesmo período de 2019, como no caso do volume de carga e correio despachados, crescimento de 24,3%, e o aproveitamento das aeronaves, que variou de forma positiva (1,5%). Frente aos dados apurados há um ano, o transporte de carga e correio pago, no entanto, se manteve estável, com redução de 1%. A ocupação de aeronaves, por sua vez, apresentou alta de 48,5%.

Os aeroportos brasileiros movimentaram, em voos internacionais, mais de 1,4 milhão de passageiros em agosto deste ano. Embora o indicador tenha apresentado redução de 30% em relação ao resultado obtido em 2019, na comparação com o ano passado o crescimento foi 267% superior. Esse foi o 17º aumento seguindo nesse segmento.

Compartir noticia:
Fuente: ANAC
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual