AEROLÍNEAS

Diretor da Emirates fala sobre ampliação de voos e destinos e garante: “viajar agora é seguro”

A Emirates viveu um desafio sem precedentes durante a pandemia de Covid-19, quando o governo dos Emirados Árabes Unidos decidiu fechar o espaço aéreo do país, obrigando centenas de aviões a ficarem em solo por quase três meses. Em junho, a companhia foi autorizada a retomar as operações. Em agosto, voltou a voar para o Brasil. E neste mês atingiu a marca de 92 destinos ativos, do total de 150 que mantinha antes da crise provocada pelo coronavírus.

Entrevistamos o Diretor Geral da Emirates no Brasil, Stephane Perard, que deu detalhes sobre o que mudou nos voos da empresa para tornar as viagens mais seguras, o perfil atual dos passageiros na rota São Paulo – Dubai e os planos da para o futuro. Stephane também fez um convite aos brasileiros para visitarem os Emirados Árabes, destacando que o país conseguiu evitar a disseminação da Covid-19 com as medidas prevenção e a exigência de testes de todos os viajantes, oferecendo hoje uma experiência agradável, segura e com bom custo-benefício para os turistas.

Melhores Destinos – Como estão as operações da Emirates hoje no Brasil e no mundo? O quão próximo dos níveis pré-pandemia a empresa está?

Stephane Perard (Emirates) – No dia 25 de março de 2020, numa decisão sem precedentes, o governo dos Emirados Árabes Unidos fechou o espaço aéreo do país. O voo que veio de São Paulo foi o último a pousar em Dubai. Foram quase três meses até que a Emirates pudesse voltar a operar, em junho, com poucos destinos. Logo depois, voltamos a voar para o Brasil e hoje chegamos a 92 destinos, dos 150 que tínhamos antes da pandemia. Já passamos daquela fase do cliente achar que não pode viajar e vemos nossa curva de reservas crescer a cada dia. Claro que ainda estamos longe de antes da pandemia, mas atingimos um bom nível de maturidade da malha aérea e estamos prontos para retomar mais rotas, conforme a demanda e as condições dos países forem melhorando. Hoje temos um perfil predominante de reservas com uma antecedência muito curta, ou seja, pessoas comprando para voar nos próximos dias ou semanas. Mas já observamos um aumento da procura para o fim do ano, férias de janeiro e para o Carnaval.

MD – Qual a previsão de retorno dos voos da Emirates entre Dubai e Rio de Janeiro, além das rotas para a Argentina e o Chile?

Perard – A Emirates está pronta para retornar para a Argentina e para o Chile. Mas antes de qualquer previsão, os países precisam reabrir para o turismo. Precisamos de uma posição clara de quem poderá ou não viajar para lá e quando. E que isso não existe ainda. Queremos evitar os clientes remarcando viagens com planos frustrados por fechamento de fronteiras. Queremos oferecer a maior segurança possível para os nossos viajantes de que eles vão conseguir voar. Não falta avião! Estamos prontos para voltar, mas com segurança. Quanto ao Rio de Janeiro, acompanharemos a evolução da demanda no Brasil. Os clientes do Rio podem conectar com os voos da Emirates que saem de São Paulo para Dubai através de nossa parceira Gol. Mas pretendemos retomar os voos diretos quando isso for viável.

MD – É seguro voar hoje?

Perard – É muito seguro! Somos uma das empresas mais cuidadosas do mundo em relação a Covid-19. Os Emirados Árabes adotou como principal estratégia de prevenção ao coronavírus a exigência de um teste (PCR) para todos os viajantes que vão visitar o país, ou apenas usar Dubai para conexão. Ou seja, em qualquer voo da Emirates no mundo inteiro, além de máscaras, dos potentes filtros de ar das aeronaves (filtros HEPA) e de todas os procedimentos de segurança que foram adotados, você vai viajar ao lado de pessoas sem sintomas e que foram efetivamente testadas e negativadas para Covid-19. É uma precaução adicional de segurança que você vai encontrar em poucas partes do mundo, e que certamente reduz significativamente o risco. Notamos que isso deixa os nossos clientes mais confortáveis em viajar conosco.

Para facilitar a vida dos nossos clientes, fizemos uma parceria com a rede de laboratórios A+ no Brasil e com a rede Albert Einstein em São Paulo para oferecer gratuitamente testes para Covid-19. A medida vale para passagens compradas até 7 de outubro, para voar até 10 de dezembro. É muito fácil agendar o exame. Você compra a passagem, liga pra gente, e liberamos um voucher eletrônico que permite você agendar seu exame.

Mas não para por aí… A Emirates também está oferecendo um seguro global que cobre eventuais despesas médicas e operacionais para clientes que testarem positivo para a Covid-19. O seguro já está incluído no bilhete. Caso o teste dê positivo, o cliente terá despesas médicas de até 150 mil Euros e cobertura para eventuais despesas adicionais com ampliação de estadia (até 100 euros por dia por 14 dias). Esse produto é válido para viagens até 31 de outubro, por 31 dias, a partir do momento em que o cliente pegar o primeiro voo da sua viagem (mais informações sobre o seguro aqui). O produto não requer cadastro.

MD – O que mudou na jornada dos passageiros da Emirates no aeroporto, embarque e desembarque? O serviço de bordo também sofreu mudanças?

Perard – Nosso cuidado vai muito além da higienização do avião. Todos os nossos funcionários foram treinados e estão utilizando diversos equipamentos de proteção individual. Luvas, máscara, proteção de rosto (face shield), álcool gel. No check-in há barreiras físicas de proteção. No embarque agora chamamos os passageiros por filas, para evitar aglomerações. Nos voos temos um funcionário adicional, que não é comissário, com a única função fazer a limpeza dos espaços comuns do avião a cada 30-45 minutos, além de monitorar o restante da equipe quanto aos procedimentos de higienização. Os clientes também ganham um kit com máscara, lenços antibacterianos e álcool gel.

No serviço de bordo revisamos procedimentos, mudamos as embalagens e reduzimos a manipulação de pratos e bebidas. Também diminuímos a interação dos passageiros com os comissários. Reforçamos toda a higienização, que já era muito rigorosa. Mas isso não prejudicou a qualidade do que era oferecido. Continuamos com o nosso padrão de excelência no serviço e no atendimento. O cliente decola, recebe o café da manhã. Depois tem um lanche, e o jantar antes do pouso, como antigamente, com a mesma qualidade e quantidade.

A sala VIP em Dubai já voltou a funcionar com novos protocolos de segurança. E, com a menor presença de passageiros, oferecendo uma experiência mais agradável do que nunca.

MD – É possível traçar o perfil do público que têm viajado em meio à pandemia?

Perard – Atualmente são turistas. Mas o setor de negócios está começando a voltar, lentamente. Mesmo que existam mais reuniões virtuais, trabalho remoto e outras formas encontradas pelo mundo corporativo para seguir a vida, ainda existem situações onde a presença física é necessária. Ou seja, os hábitos podem mudar, mas a necessidade de viajar vai permanecer, de turistas ou de viajantes de negócio.

MD – Os brasileiros são bem-vindos em Dubai hoje? Quais são as condições para o ingresso de turistas e qual a situação da cidade em relação ao funcionamento de hotéis, comércio e atrações turísticas?

Perard – Os brasileiros são muito bem-vindos e serão bem recebidos em Dubai. Aliás, é um ótimo momento para visitar os Emirados Árabes Unidos. Os hotéis estão com tarifas muito atrativas. A cidade está mais calma e vazia. E a maioria das atrações já reabriu. Mas bem menos movimentadas do que de costume, já que o fluxo de turistas diminuiu muito. E, por conta das medidas de precaução adotadas pelo país e pela testagem em massa dos visitantes, há uma incidência muito pequena de Covid-19 nos Emirados Árabes. O que parecia uma barreira para o turismo se tornou um grande ativo. Com tudo isso, a experiência dos visitantes tem sido muito agradável. Se não fosse pelo uso obrigatório de máscaras e pelas medidas de distanciamento social, eu diria que a experiência em Dubai é a mesma de antes da pandemia…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual