BRASIL EM PORTUGUES

Diretriz de agência americana de aviação alertava sobre defeitos em Boeings 777

Documento da FAA divulgado três dias antes do desaparecimento do voo MH370 falava em perigo de ruptura no ar e queda de pressão súbita em aparelhos Boeing 777. Polí­tica de informações confusa é alvo de críticas.
Engrossando o rol de especulações sobre o destino do voo MH370 da Malaysia Airlines, a agência de notícias AFP divulgou nesta quarta-feira (12/03) que, já em setembro de 2013, a americana Federal Aviation Administration (FAA) alertara sobre o perigo de «fissuras e corrosão» nos aviões da família Boeing 777.

As falhas poderiam causar uma «queda de pressão súbita» na cabine ou mesmo a «ruptura» da aeronave em pleno ar, segundo consta de uma diretriz da FAA, que no entanto só foi publicada em 5 de março último, ou seja, três dias antes da possível tragédia no Mar do Sul da China.

Também nesta quarta-feira, autoridades malaias de aviação e transportes concederam uma coletiva de imprensa em Kuala Lumpur a fim de comunicar os resultados mais recentes das investigações sobre o desaparecimento do aparelho que se dirigia de Kuala Lumpur para Pequim.

Segundo o comandante-chefe da Força Aérea Real Malaia (RMAF), general Rodzali Daud, radares militares detectaram um objeto voador não identificado no norte do Estreito de Malaca às 2h15m (hora local) do sábado, portanto cerca de uma hora após o Boeing 777-200 com 227 passageiros e 12 ocupantes ter sumido das telas do controle de tráfego aéreo.

Rodzali acentuou que o registro de radar ainda está sendo estudado, e não é ainda possível afirmar nem excluir que se tratasse da aeronave procurada. No entanto, como o local citado fica a centenas de quilí´metros do local da perda de contato, o raio da busca foi ampliado até o Mar de Andaman, ao norte da Indonésia, para onde o Estreito de Malaca flui.

Autoridades defendem polí­tica de investigações

No quinto dia desde as primeiras notícias do incidente, a polí­tica de informação, tanto da companhia aérea Malaysia Airlines como das autoridades nacionais, tem estado sob a mira crescente de críticas locais e internacionais, após uma série de…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual