AEROPUERTOS

Em meio à pandemia, Viracopos tem alta em fluxo de cargas e saldo supera 2019 pela 1ª vez

O Aeroporto de Viracopos encerrou agosto com aumento na quantidade de cargas movimentadas, o que fez o saldo desde janeiro superar o total contabilizado no mesmo período de 2019, segundo dados divulgados na tarde desta segunda-feira (14) pela concessionária administradora. Em meio à pandemia da Covid-19, o terminal em Campinas (SP) também registrou alta no fluxo de passageiros pelo quarto mês seguido, mas o acumulado segue inferior ao do ano anterior, com perda de 44%.

O relatório da Aeroportos Brasil Viracopos indica que 22,1 mil toneladas de cargas passaram pela estrutura em agosto, 4,4 mil a mais do que foi registrado no oitavo mês do ano passado. O total inclui exportações, importações, operações com cargas nacionais, além de courier – remessas internacionais de documentos ou encomendas transportadas ou liberadas sob regime aduaneiro específico.

De acordo com a concessionária, o acumulado desde janeiro equivale a 153,8 mil toneladas, enquanto que no ano passado era de 147 mil. A diferença corresponde a 4,62% e o terminal é responsável por aproximadamente 70% do faturamento registrado por Viracopos. Questionada pelo G1, a assessoria não revelou detalhes sobre valores com a justificativa de preservar «questões estratégicas».

O que mudou?
Entre os fatores que influenciaram o resultado positivo, segundo a Aeroportos Brasil, estão as sucessivas altas do dólar que impulsionaram as operações com exportações. Por volta das 15h, a moeda norte-americana era vendida a R$ 5,2774, em queda de 1,04% – veja mais cotações.

Além disso, a concessionária diz que as importações seguiram estáveis – com destaque para produtos como testes para Covid-19 – e a manutenção de empregos no terminal manteve a cadeia logística.

O governo federal prevê realizar novo leilão do aeroporto no 3º trimestre de 2021, ou seja, entre julho e setembro. O processo promete solucionar a crise do terminal que soma R$ 2,88 bilhões em dívidas.

Fluxo de passageiros
Em agosto, o aeroporto registrou crescimento no fluxo de viajantes pelo quarto mês consecutivo. Em meio aos reflexos da pandemia do novo coronavírus, porém, o total de 454,2 mil viajantes é o pior resultado para o mês desde que o terminal é administrado integralmente pela administração privada e ainda fez com que a perda acumulada do ano, no comparativo com 2019, aumentasse para 44,8%.

O levantamento da Aeroportos Brasil diz que 3,89 milhões passaram pela estrutura em Campinas durante oito meses – diminuição de 3,16 milhões em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

Movimento em agosto
O total de passageiros recebidos em agosto significa diminuição de 44,8% na quantidade de pessoas que embarcaram ou desembarcaram pela metrópole, no comparativo com mesmo mês de 2019.

Diante da crise gerada pela pandemia, por outro lado, este é o quarto melhor fluxo de viajantes no ano e a concessionária fala em «continuidade gradual da retomada». O pior saldo desde 2013 foi em abril.

Antes da pandemia, o terminal registrou uma série marcada por altas consecutivas entre julho de 2018 até fevereiro de 2020, comparando-se cada mês com o mesmo período do ano anterior…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual