BRASIL EM PORTUGUES

Embraer: aumento de produtividade favorecerá indústria

O vice-presidente executivo de Operações da Embraer, Artur Aparecido Coutinho, disse nesta quarta-feira, 24, que investir em produtividade é a solução para a indústria brasileira voltar a crescer com vigor. De acordo com ele, nos últimos dez anos os custos de mão de obra subiram perto de 190%, que foram compensados pelo aumento de produtividade que a Embraer conseguiu nesse período.

«Com tudo que fizemos em dez anos, seguimos com uma empresa lucrativa e isso nos mostra que a produtividade fechou o gap (diferença) provocado pelo aumento de 190% nos custos», disse, durante o seminário «Produtividade Brasileira», realizado na sede da Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Coutinho resumiu, durante sua apresentação, a estratégia da Embraer para aumentar a sua produtividade e se inserir com um dos maiores competidores no mercado internacional no segmento de fabricação de aeronaves. Segundo ele, nos últimos dez anos a companhia investiu em diversificação, globalização e excelência.

Ele lembrou que uma década atrás o portfólio de produtos da Embraer era pequeno e restrito a poucos clientes. «Isso evoluiu, tanto que hoje temos oito produtos na aviação executiva, três na família de jatos regionais e 67 clientes desses dois segmentos em 42 países», disse.

O executivo ressaltou, também, investimentos em engenharia, que classificou como o «diferencial» da Embraer, e ações de diversificação dos locais de produção que proporcionou a empresa a se instalar na China, por exemplo. «Precisávamos partir para geração de receitas em outros países para evitar barreiras a nosso produtos», afirmou. «Competitividade permanece na nossa pauta de maneira continuada», finalizou o executivo.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual