BRASIL EM PORTUGUES

Embraer entrega primeiro jato AMX modernizado à FAB

A Embraer entrega amanhã Ã Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro jato de combate AMX modernizado. Firmada em 2003, a encomenda inclui revisão e modernização de 43 aeronaves até 2017. A notícia foi publicada na edição de hoje do Valor Econômico.

Além da Embraer, a Mectron e AEL Sistemas trabalham para melhorar a aeronave. Coube a primeira companhia a inclusão de um novo sistema de radares no jatinho, enquanto a segunda empresa ficou responsável pelos sistemas aviônicos (que incluem ferramentas de comunicação e navegação).

Após a modernização, o AMX vai funcionar de forma similar a outros jatos da FAB "“ como o A-29 Super Tucano e o F-5. Em abril, a Embraer terminou a entrega de 46 aeronaves modernizadas do último modelo. As semelhanças de comandos facilitam o controle dos aviões pelos pilotos.

AMX

O AMX é fruto de uma parceria entre a Embraer e as empresas italianas Macchi e Aeritália iniciada em 1976. A sigla AMX alude respectivamente aos nomes da Aeritália, da Macchi e ao caráter experimental do projeto. O primeiro vôo da aeronave aconteceu em 1985, segundo informações disponibilizadas pelo Centro Histórico Embraer.

Na época, a FAB arcou com cerca de um terço do desenvolvimento da iniciativa "“ o que equivaleu a cerca de 3 bilhões de dólares. «O projeto deu à Embraer a base tecnológica necessária para o desenvolvimento da sua linha de jatos…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual