BRASIL EM PORTUGUES

Embratur e Aeroportos do Brasil (ABR) formalizam parceria para ampliação de voos do exterior para o país

A Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR) assinaram, nesta segunda-feira (9), um acordo de cooperação técnica para ampliação de voos para o Brasil, com o objetivo de aumentar e facilitar a vinda de turistas estrangeiros ao país. A parceria foi assinada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente da ABR, Fábio Rogério de Carvalho, durante cerimônia na sede da agência, em Brasília (DF), com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral.

O acordo possui um plano de trabalho definido, com ações conjuntas que serão executadas nos aeroportos associados à ABR, com foco no aumento da oferta de voos e do número de turistas estrangeiros nos terminais brasileiros, além de melhorias na recepção e na comunicação com os visitantes do exterior.

Para Marcelo Freixo, a parceria reforça a retomada do diálogo entre os setores público e privado para o desenvolvimento do turismo internacional no Brasil. “Com esse acordo, a gente fortalece uma relação institucional e a gente consegue dar qualidade técnica para isso. Nós temos trabalhado junto com os ministérios do Governo Federal e isso é muito importante para o país. O Brasil voltou a ser um espaço de diálogo, de construção conjunta do turismo. Porque o turismo também precisa dessa relação entre o público e o privado”, avaliou Freixo.

Apresentação do Plano de Trabalho

O cronograma estabelecido pela Embratur e ABR prevê, entre outras ações conjuntas, o compartilhamento de dados e informações; divulgação da Marca Brasil nos aeroportos; iniciativas para melhorar a experiência do turista internacional nos aeroportos; ampliação do relacionamento com companhias aéreas; aumento da participação do turista estrangeiro nos voos; e captação de novas rotas internacionais.

A Aeroportos do Brasil representa 59 aeroportos federais concedidos à iniciativa privada – juntos, são responsáveis por 93% da movimentação de passageiros no Brasil, segundo a entidade. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria com a Embratur, porque somos absolutamente apoiadores de qualquer pauta que tenha o objetivo de trazer mais companhias aéreas para o Brasil, que promova o desenvolvimento de novas rotas, fomente o turismo como uma indústria de desenvolvimento, de geração de renda e geração de riquezas para o país”, disse Fábio Carvalho, presidente da ABR, que reúne as concessionárias Aeroportos do Brasil Viracopos, AENA Brasil, BHAirport, CCR Aeroportos, Fraport Brasil, GruAiport, RioGaleão, Centro oeste AirPorts, Vinci AirPorts e Zurich Airport Brasil.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, o acordo entre Embratur e ABR é fundamental para o avanço da aviação brasileira e fortalecimento da agenda econômica do país. “Cada vez mais, vamos juntos, de maneira transversal, avançar nesse que é um pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo do Brasil. Precisamos ter as nossas companhias aéreas fortalecidas e precisamos ampliar o leque e trazer novos voos e novas companhias aéreas que queiram operar no Brasil”, disse Silvio Costa Filho.

Representando o ministro Celso Sabino, o secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, complementou: “Estamos no caminho certo. Que é o caminho de união, o caminho de reconstrução e, com certeza, juntos, vamos trazer o turismo para o protagonismo nacional”, disse.

A assinatura do acordo também contou com a presença do secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman; de Ricardo Catanant, representante da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); da presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro; e do diretor de Relações Institucionais da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Marcelo Pedroso. Da equipe da Embratur, estiveram presentes a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, e o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat.

Compartir noticia:
Fuente: Embratur
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual