A empresa suíça Zurich Airport, que detém a concessão dos aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, e de Confins, em Minas Gerais, continua negociando a compra do aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. Segundo o presidente executivo do grupo suíço, Stefan Conrad, o prazo do grupo europeu para desenrolar a negociação e comprar o terminal é o fim deste ano. Viracopos entrou em recuperação judicial em maio deste ano.
— Se não houver sinal claro de que seremos parte da solução até fim deste ano, teremos que repensar essa ideia — disse ele a jornalistas em São Paulo.
A Zurich está negociando a compra do aeroporto de Campinas em parceria com a IG4 Capital, gestora brasileira. Para que a venda do terminal ocorra também é necessário que o governo federal regulamente a lei que trata da relicitação de ativos já concedidos.
— Não posso dar detalhes. Mas a intenção é fechar isso até o fim de 2018 — disse o executivo.
Os suíços já se reuniram com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), membros do governo e acionistas de Viracopos para tratar das condições de aquisição.
Em apresentação sobre as melhorias que estão fazendo no aeroporto de Florianópolis, no qual assumiram a administração em janeiro deste ano, o Conrad e Tobias Markert, presidente executivo da Floripa Airport, disseram que com investimentos de R$ 550 milhões farão um novo terminal que será entregue em agosto de 2019.
— Nosso foco é na construção desse novo terminal. Paralelamente temos feito melhorias no atual terminal, como reformas dos banheiros e novos cafés — disse Markert.
Stefan Conrad chegou no Brasil em setembro e é responsável pela expansão dos negócios da companhia suíça na América Latina. Perguntado sobre se a empresa tem interesse em outros aeroportos do País, por exemplo os que devem ser licitados na quarta rodada de concessões aeroportuárias que o governo federal pretende fazer no fim do ano, ele disse que sim.
— De maneira geral, estamos olhando todas as oportunidades do Brasil e da América Latina.
Os aeroportos que participarão da nova rodada serão divididos em três blocos: o do Nordeste, composto pelos terminais de Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). O bloco Sudeste, com os aeroportos de Vitória e Macaé (RJ). E o bloco Centro-Oeste, todos no Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Alta Floresta)…