BRASIL EM PORTUGUES

Evento apresenta ranking inédito sobre potencial dos aeroportos regionais

A Airport Infra Expo & Aviation Expo apresentará, na abertura da feira, no dia 17 de setembro, um estudo exclusivo e inédito sobre o potencial de desenvolvimento dos aeroportos regionais que fazem parte do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do Governo Federal. Na ocasião serão apresentados os 100 primeiros aeroportos ranqueados pela organização do evento em parceria com a consultoria Urban Systems. A compilação foi intitulada "Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento" e traça um planejamento de expansão urbana e das relações socioeconômicas das regiões, ancorado no crescimento da atividade comercial e industrial e movido pela mobilidade e conectividade dos negócios que é fomentada pelos aeroportos.

O levantamento é baseado no conceito Aeroporto-Cidade, que propõe a combinação de um aeroporto com uma cidade estruturada, por meio de um plano de ocupação do entorno dos aeródromos. O estudo abrange questões que levam em consideração a capacidade dos munícipios, com quatro critérios indicadores de diferentes pesos de avaliação: infraestrutura e localização, transporte de passageiros, transporte de cargas, desenvolvimento imobiliário e receitas acessórias.

A avaliação desses critérios considerou indicadores como o de infraestrutura e localização, que avaliou fatores como comprimento e largura da pista, nível de polarização da cidade, desenvolvimento econômico e existência de voos regulares. O segundo indicador, transporte de passageiros, levou em conta indicadores de destino compostos por lazer, negócios, saúde, educação/tecnologia e linhas de ônibus interestaduais e internacionais. Já o terceiro indicador, transporte de cargas, mediu a cadeia produtiva de importação, exportação e produção industrial. Por último, desenvolvimento imobiliário/ receitas acessórias, considerou hospedagem, varejo e educação.

O modelo de análise adotado pela Urban System, consultoria responsável por elaborar o estudo, para a geração do ranking foi o IQM – Índice de Qualidade Mercadológica, uma metodologia própria da empresa, desenvolvida para planejamento e estratégias, que estabelece prioridades para negócios e investimentos de uma cadeia produtiva específica.

A metodologia serviu de parâmetro para a qualificação dos aeroportos. A partir deles foi possível avaliar o potencial de desenvolvimento dos complexos aeroportuários regionais brasileiros em um ranking inédito que apresenta entre os 20 primeiros, 11 aeroportos em municípios do Sudeste, sete no Sul, um Norte e um no Centro-Oeste.

"Esta pesquisa é importante porque serve de referência para o setor identificar o mercado de aviação regional, destacando aqueles que tem maior potencial de crescimento e de influência nas cidades onde estão instalados. O objetivo é que o ranking auxilie a qualificar um determinado mercado, sintetizando inúmeras informações mercadológica", explica a diretora da Sator Eventos, organizadora da Airport Infra Expo & Aviation Expo, Paula Faria.

Parceria – A Urban Systems é uma consultoria brasileira especializada em base de dados, e realizou, ao longo dos 15 anos de atuação, mais de 700 projetos para diversos setores em aproximadamente 500 cidades brasileiras. O presidente da Urban Systems, Thomaz Eduardo Barbosa Assunpção, explica que o objetivo é trazer uma lógica de abordagem que sirva para todo o setor, incluindo governo, companhias aéreas e prefeituras.

"O aeroporto é um aglutinado e indutor de desenvolvimento de negócios. Por isso, partimos da premissa de classificar a sequência de cidades que tem potencial para receber os investimentos em aeroporto e enxergar de que forma a presença dele impacta nos negócios entorno", comenta. O presidente acrescenta que o ranqueamento foi feito de acordo com o potencial econômico de cada aeroporto, levando em consideração indicadores sócioeconômicos e de infraestrutura, com destaque para os que possuem mais oportunidades de desenvolvimento econômico.

A Airport Infra Expo & Aviation Expo é considerada pelo setor o principal encontro da cadeia de equipamentos e serviços de infraestrutura aeroportuária e aviação comercial. O evento, que acontece de 17 a 19 de setembro, em São Paulo, é o único da América Latina a promover a interação entre os players do mercado e a contribuir com o desenvolvimento do setor.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual