AEROLÍNEAS

GOL conquista a certificação IEnvA Estágio 2 de gestão ambiental

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia Aérea do País, atingiu o Estágio 2 da certificação IEnvA (IATA Environmental Assessment, ou Avaliação Ambiental IATA), a comprovação de que o Sistema de Gestão Ambiental da empresa foi de fato implementado e validado, inclusive com o total envolvimento de sua governança. Outorgada pela Associação Internacional de Transportes Aéreos, a declaração mais uma vez coloca a Companhia em um seleto grupo de 10 companhias aéreas mundiais titulares desse distintivo, sendo a GOL a única da América Latina a atingir os Estágios 1 e 2.

Diferentemente da certificação IOSA (Auditoria de Segurança Operacional IATA), que a GOL detém desde 2008 e é obrigatória, a IEnvA nasce de uma afiliação opcional. A Companhia se inscreveu no sistema de responsabilidade ambiental em 2019, justamente por ser a sustentabilidade um dos seus pilares, assim como o propósito de “Ser a Primeira para Todos”.

Em outubro de 2020, a GOL obteve a certificação do Estágio 1 da IEnvA, que corroborou o desenvolvimento de uma política ambiental sólida e o estabelecimento de responsabilidades ambientais, inclusive da liderança da Companhia. À época, eram 13 as empresas aéreas mundiais detentoras desse reconhecimento; a GOL, a única brasileira na lista.

A pandemia foi um ponto dificultador para a obtenção da certificação do Estágio 2 da IEnvA, prevista para acontecer no final de 2021 e concretizada em novembro de 2022. Para conquistá-la, a GOL reavaliou um plano de ação que elencou 142 atividades necessárias à obtenção do novo certificado, ajustando prazos.

“A GOL mais uma vez foi pioneira e demonstrou sua força inovadora ao buscar a certificação do Estágio 2 da IEnvA. Empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no País, a Companhia é comprometida com o meio ambiente e, por isso, a adoção de práticas condizentes com esse pilar e marcadas pela transparência a faz avançar cada vez mais no que diz respeito à preservação ambiental, sendo ainda um diferencial competitivo”, afirma Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL.

Todo o trabalho para a obtenção da IEnvA Estágio 2 foi desenvolvido pelo setor de ESG da GOL e seu Comitê Rota Sustentável, que dispõe de Colaboradores oriundos de setores estratégicos que legitimam a transversalidade do pilar ambiental da Companhia. O plano de ação da GOL envolveu reuniões periódicas, a criação de um planejamento estratégico e o treinamento de Colaboradores, permitindo reportar à IATA as evidências para a certificação.

“O Estágio 2 da IEnvA possui requisitos alinhados aos padrões internacionais da ISO 14001”, diz o comandante Sergio Quito, chairman do Conselho de Segurança Operacional da GOL, que explica: “Receber a certificação do Estágio 2 significa ter atingido o mais alto nível de conformidade e demonstra uma melhoria contínua do desempenho ambiental. A GOL tem definidos todos os critérios de significância e risco ambiental e implementou programas de treinamento e ações de governança para a manutenção de suas ações e iniciativas”.

Para 2023, a GOL tem programados 12 encontros do Comitê Rota Sustentável, quatro reuniões estratégicas ambientais (a cada quadrimestre) e a realização da Semana do Meio Ambiente GOL, que acontecerá a partir de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Compartir noticia:
Fuente: GOL
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual