A Gol Linhas Aéreas encerrou o ano de 2018 com uma ampla expansão de sua atuação no segmento internacional. O mês de dezembro contou com um aumento de 31,8% na demanda aérea (RPK) em voos de e para o Exterior, quase suprindo completamente o incremento da oferta (ASK), que foi de 33,7%.
A ocupação, consequentemente, caiu ligeiramente, ficando 1,1 ponto percentual abaixo do mesmo mês de 2017. As informações usaram como fonte dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da própria companhia aérea, mas ainda são números prévios.
Vale lembrar que a aérea estreou, em novembro, voos internacionais para Miami e Orlando a partir de Brasília e Fortaleza, e, em dezembro, para Quito, no Equador, a partir de São Paulo.
No doméstico foi observado um equilíbrio em relação ao último ano. A demanda teve uma pequena alta, de 3%, mesmo com a queda de 0,5% na oferta. A taxa de ocupação assim subiu 2,8 pontos percentuais, fechando o ano em 84,4%.
Em números gerais, a companhia aumentou em 5,9% sua demanda acima da alta de demanda, que foi de 3,2%. O resultado foi uma ampliação de 2,2 pontos percentuais em taxa de ocupação.
TRIMESTRE E ACUMULADO DO ANO
Caso os números prévios de dezembro se confirmem, o último trimestre de 2018 também fechará o período com boa alta no segmento internacional, de 18,8% na oferta e 18,2% na demanda – a ocupação ficou em 75%, queda de 0,3 ponto percentual.
No doméstico a Gol manteve-se estável, com aumento de 0,1% da oferta e 1,4% da demanda, resultando em ocupação de 82,8%. No total do período outubro-dezembro, o aumento de demanda foi de 3,1%, contra alta de oferta de 2,2%. A ocupação foi de 81,8%, 0,8 ponto percentual de alta…