BRASIL EM PORTUGUES

Gol está operando no limite e pune clientes

Os duros ajustes financeiros e administrativos promovidos pelas companhias aéreas desde 2012, para voltar ao lucro, com corte de pessoal e de rotas, não resistiram ao primeiro grande teste. A Gol, vice-líder do mercado doméstico, com quase 40% do tráfego, deixou evidente no último fim de semana o curto espaço de manobra que lhe restou para lidar com dificuldades inesperadas, causadas pelas fortes chuvas na região Sudeste. Os altos custos de manutenção de aeronaves e de combustível deixaram, segundo especialistas, a sua operação no limite.

Para avaliar os transtornos nos maiores aeroportos do país causados pelo grande número de voos atrasados e cancelados desde quinta-feira, sobretudo no caso da Gol , a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reuniu ontem, no Rio de Janeiro, com representantes das principais empresas. A constatação foi óbvia. Segundo o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, houve "falhas no gerenciamento de tripulação da companhia".

Com o quadro de pessoal extremamente enxuto, a Gol não conseguiu se programar para a possibilidade de uma equipe não conseguir chegar a tempo ao destino. A conta dos erros de cálculos foi paga pelos consumidores, que enfrentaram atrasos e voos cancelados, sem que os funcionários da empresa dessem qualquer explicação para tanto transtorno. O descaso e a demora da Gol e da Anac em reagir ao caos foram duramente criticadas pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco.

A partir do diagnóstico de ontem, a Anac fará uma auditoria específica no sistema operacional da Gol. A empresa terá que apresentar um plano para evitar que os erros se repitam. "Não vamos mais admitir esse tipo de falha, que compromete a prestação do serviço. Sempre que isso ocorrer, a Anac cobrará ações imediatas das companhia", prometeu Guaranys. Quem acompanha de perto a forma de atuação da agência garante, porém, que pouca coisa mudará. O discurso está sempre descolado da prática.

Efeito dominó

A Anac garante que está agindo com rapidez e informou que a multa aplicada à Gol até agora pelas falhas na prestação de assistência aos passageiros chega a R$ 2,5 milhões. Pelas contas de Guaranys, o valor poderá superar R$ 5 milhões, após a conclusão do trabalho de fiscalização. Segundo ele, na última quinta-feira, em razão de problemas meteorológicos, os aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Galeão (RJ) ficaram fechados algumas horas, "causando também restrições às operações em Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre".

Em decorrência disso, voos de diversas empresas aéreas acabaram sendo afetados, como num efeito dominó. A Gol "não conseguiu administrar o problema com a mesma agilidade das outras companhia", fazendo o problema perdurar no sábado e no domingo e na manhã de ontem. Os atrasos levaram a jornada de trabalho de tripulantes da…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual