Ahora leyendo:
Gol retoma voos a Passo Fundo em 1º de julho
Toda la noticia 3 minutes read

Gol retoma voos a Passo Fundo em 1º de julho

Depois de 95 dias sem voos regulares de linhas aéreas, Passo Fundo terá a retomada do tráfego. Será às 10h10 de 1º de julho, uma quarta-feira, quando um Boeing 737-700 da Gol tocar a pista do Aeroporto Lauro Kortz. Em 27 de março deste ano, foi uma aeronave da mesma empresa que realizou a última operação regular antes de um inesperado recesso. Outra companhia com base em Passo Fundo, a Azul, interrompeu os serviços em 23 de março. A suspensão de voos é uma das consequências da pandemia do novo coronavírus, que atingiu diretamente à aviação comercial em todo mundo. Em abril e maio, as empresas aéreas reduziram em 95% a ofertas de voos no Brasil. Em nível mundial, de acordo com informações da Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA, a crise pode ter um impacto no setor com perdas superiores a US$ 113 bilhões.

Lenta retomada

A partir de abril as empresas enxugaram suas operações, adotando malhas operacionais restritas e atendendo praticamente as principais capitais. Já em maio, iniciaram uma lenta retomada aumentando as frequências e atendendo outros destinos. Uma nova etapa desta retomada iniciou em junho. Passo Fundo ingressa no pacote de julho, através da empresa Gol, que reiniciará voos entre o Aeroporto Lauro Kortz e São Paulo no Aeroporto de Guarulhos. O comunicado da empresa foi entregue na segunda-feira, 15, pela gerente da base da Gol em Passo Fundo, Carla Lopes, à administradora do Aeroporto, Clarice Beffart. Inicialmente, serão três frequências semanais em julho. Para agosto, está prevista a retomada de dois voos diários. Já a Azul abriu vendas de passagens para Passo Fundo para 1º de agosto.

Horários dos voos

De acordo com Clarice, o reinício dos voos da Gol será com três frequências semanais, nas segundas, quartas e sextas-feiras. O voo G1342 decola de Guarulhos às 08h35 e chega a Passo Fundo às 10h10. Na volta, com número G1343, decola do Lauro Kortz às 11 horas para pousar às 12h40 em Guarulhos. As passagens já estão à venda e, de acordo com data e disponibilidade, partem de um preço inicial de R$ 144,73. Na próxima etapa, a partir de 1º de agosto, esse horário será alterado, com frequência diária e, ainda, será incluído um segundo voo diário na ligação com São Paulo.

Aeroporto opera normalmente

Com a interrupção nos voos regulares, as empresas Azul e Gol dispensaram alguns funcionários, especialmente os terceirizados. Agora, com a retomada, esses devem retornar ao trabalho. “Até porque eles já têm os cursos”, entende a administradora do aeroporto. Também as locadoras de veículos reabrem o atendimento no local. Mas, as atividades no Lauro Kortz não estão limitadas às linhas aéreas. “Em maio foram 60 pousos e decolagens. Estamos aqui trabalhando, inclusive recebendo voos que vêm do Mato Grosso e fazem, uma escala para reabastecimento”, explica Clarice. Ocorre que há falta ou restrições de AVGAS, combustível para aviões com motores a pistão, inclusive em Porto Alegre. “Somente hoje (segunda-feira) já tivemos quatro operações até às 14 horas”, completou. Também é intenso o movimento de aeronaves de uso executivo baseadas em Passo Fundo…

Compartir noticia:
Input your search keywords and press Enter.