AEROPUERTOS

Governo brasileiro reconhece o Salvador Bahia Airport por seu programa de sustentabilidade pelo segundo ano seguido

Pelo segundo ano seguido, o Salvador Bahia Airport – integrante da rede VINCI Airports – foi reconhecido com o Prêmio Via Viva, concedido pelo Ministério da Infraestrutura.

O Salvador obteve a maior pontuação no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de transporte e infraestrutura. O IDA avalia as práticas de gestão socioambiental e verifica a qualidade da evolução do compromisso do setor, servindo como parâmetro para avaliar a eficácia de programas de sustentabilidade, como o AIRPACT.

Campeão em sustentabilidade
Este é o segundo prêmio em sustentabilidade que o Aeroporto ganha em 2021. Em junho ele foi apontado como o mais sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde que a VINCI Airports começou a operar o Salvador Bahia Airport, em 2018, o Salvador Bahia Airport reduziu suas emissões de carbono em cerca de 30% devido à implantação de uma usina solar com 11 mil painéis solares; a substituição de lâmpadas comuns por LED e a implantação de sistemas de reuso de água.

Esses resultados são fruto da AIRPACT, estratégia ambiental da VINCI Airports, principal operadora de aeroportos privados do mundo, administrando 45 aeroportos em 12 países da Europa, Ásia e Américas e, mais especificamente, o Salvador Bahia Airport desde 2018. Todos os seus aeroportos devem atender a metas ambientais ambiciosas, alcançando a neutralidade de carbono em sua rede em 2050. Em 2021 a VINCI Airports introduziu o combustível sustentável de aviação (SAF) pela primeira vez no aeroporto de Gatwick em Londres e anunciou uma parceria com a Airbus e a Air Liquid para promover o uso de hidrogênio e acelerar a descarbonização do setor de aviação.

“A política Airpact, da VINCI Airports, nos estimula a ser líder na descarbonização do transporte aéreo, portanto continuaremos avançando e inovando na área ambiental no nosso aeroporto e engajando nossos parceiros, subconcessionários e a comunidade local para a sustentabilidade”, destaca Yann Le Bihan, diretor técnico do Salvador Bahia Airport.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual