BRASIL EM PORTUGUES

Governo de Minas e Gol promovem o 1º voo verde utilizando bioquerosene

O Governo de Minas Gerais e a Gol Linhas Aéreas promoveram o primeiro "voo verde" a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN). A iniciativa é mais uma etapa em direção à consolidação do Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para Aviação e o seu uso em bases econômicas. O plano foi lançado em março pelo Governo do Estado. A meta é transformar o Estado na primeira plataforma integrada de produção de BioQAv no Brasil e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves no primeiro aeroporto "verde" do Brasil.

A consolidação da plataforma mineira de bioquerosene é fruto de uma articulação entre diversos órgãos de Estado, como as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), de Agricultura e Pecuária (Seapa), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de universidades, como a Unimontes e a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), centros de pesquisa, empresas do setor de aviação, entidades de classes e outros.

Durante o evento, uma aeronave da Gol foi abastecida com uma mistura de biocombustível, no hangar do Centro de Manutenção da companhia, no entorno do AITN, com a presença de representantes do Governo de Minas Gerais, executivos da Gol e da Boeing e representantes de universidades.

A Plataforma Mineira de Bioquerosene apoiará iniciativas com o conceito "From Farm to Fly" (Do campo à asa do avião), reunindo, em suas ações e iniciativas estratégicas, uma variedade de atores, como instituições de pesquisa, universidades, produtores de matérias-primas sustentáveis, fornecedores de tecnologia, stakeholders em logística e processos industriais e companhias aéreas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, a proposta, além de estimular o desenvolvimento econômico do Estado, traz novas oportunidades de emprego e renda para o campo e para todos os mineiros. "Em Minas, temos o desafio de promover a diversificação econômica do estado, mas o desenvolvimento deve estar atrelado à sustentabilidade. Esta iniciativa é um momento histórico para o estado", destacou.

Plataforma Mineira de Bioquerosene avança

Também foram anunciadas, durante a solenidade, ações para consolidar a Plataforma Mineira de Bioquerosene. Entre estas medidas estão o lançamento de um Grupo de Trabalho da Plataforma, formado por representantes das secretarias de Estado envolvidas no projeto. Este grupo terá o objetivo de traçar os próximos passos para a consolidação da plataforma.

Também foram assinados dois Memorandos de Entendimentos. Um deles, entre a Sectes, Sede e as universidades Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Estadual de Montes Claros (Unimontes), para fomentar a pesquisa sobre biomassa para a produção de bioquerosene e o desenvolvimento de rotas tecnológicas. "Minas está fazendo a diferença no esforço de articulação da academia, envolvendo as universidades, e da tecnologia, a serviço da inovação e da sustentabilidade. Este é um exemplo para todo o mundo", afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.

O outro memorando é voltado à estruturação da Cadeia de Valor da Palmeira Macaúba no Estado de Minas Gerais, como parte integrante da cadeia de suprimento da Plataforma Mineira de Bioquerosene e Renováveis. A macaúba é uma alternativa sustentável para produção de biocombustíveis e produtos renováveis, apresentando incidência natural e grande potencial de desenvolvimento em diversas regiões mineiras.

Outra iniciativa apresentada é o abastecimento de 200 voos com biocombustível durante junho e julho. Todos os voos que transportarão a Seleção Brasileira do Aeroporto do Galeão/Rio de Janeiro para os demais destinos que sediarão os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 terão uma mistura de 4% de bioquerosene de aviação. Desta forma, a Gol Linhas Aéreas prevê a economia de aproximadamente 218 toneladas de carbono (CO2) na atmosfera. São mais de 69 toneladas de combustível renovável e 217.809 quilos a menos de gás carbônico entre 12 de junho e 14 de julho.

O diretor executivo de operações da Gol, Sérgio Quito, elogiou o pioneirismo do envolvimento do Governo de Minas no projeto. "Minas Gerais está lançando uma agenda conjunta para introdução do bioquerosene na avição. Isso, sem dúvida, insere o estado na nova economia. A iniciativa mineira conta com…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual