BRASIL EM PORTUGUES

Governo estuda agilizar despacho de mercadorias nos aeroportos

No intuito de acelerar o despacho de cargas nos aeroportos brasileiros, que demora, em média, nove dias para ser realizado, o governo estuda adotar expediente de 24 horas nos órgãos públicos que atuam nos terminais de carga aérea em todo o país. Entre eles, Receita Federal, agência de vigilância sanitária e sistema de vigilância agropecuária.

Segundo o ministro da Secretaria de aviação civil (Sac), Moreira Franco, durante audiência pública no Senado, uma das soluções seria a criação de uma regra para permitir o pagamento de hora extra aos funcionários. "Não tem cabimento a gente onerar e prejudicar setores importantes que são usuários dos aeroportos. A atividade econômica não para." afirmou Moreira Franco.

Segundo estudos da Firjan, o tempo médio nos principais aeroportos brasileiros para despacho de carga é de 175 horas. Diferente do prazo médio de despacho em Xangai, na China, por exemplo, que ocorre em apenas quatro horas.

O assunto será discutido em uma reunião coordenada pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com diversas autoridades que formam a Comissão nacional de autoridades aeroportuárias (Conaero).

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual