A capacidade colocada no mercado pelas companhias aéreas do grupo Air France-KLM este Inverno IATA, entre 30 de Outubro e 25 de Março, será 3,7% superior ao período homólogo anterior, com a Transavia a ser a transportadora do grupo com maior aumento da oferta.
O grupo anunciou que as operações de longo curso vão ter mais 2% de capacidade que no Inverno passado, enquanto os voos de médio curso terão mais 3,3% e a low cost da Transavia, mais 28,8%.
"Este Inverno decidimos alavancar os nossos activos através da reorganização da nossa capacidade em mercados em crescimento, para melhorar o nosso desempenho económico", afirmou Jean-Marc Janaillac, chairman e CEO do grupo Air France-KLM, citado em comunicado, sublinhando que o grupo vai lançar mais de 50 novas rotas, sobretudo da Transavia.
Nas ligações de longo curso, o grupo vai ter mais nove rotas relativamente ao Inverno de 2015/2016, enquanto no médio curso serão 12 novas rotas.
A Transavia, que é a companhia do grupo com o maior aumento de capacidade este Inverno, terá 31 novas rotas, 17 das quais à partida da sua nova base em Munique, nove à partida de Amesterdão Schiphol e cinco à partida de França (Paris-Orly e Lyon).
Nos reforços de Munique estão incluídos voos para Faro, Lisboa e Porto e nos reforços à partida de França estão incluídos voos de Lyon para Lisboa.
A actividade low cost do grupo vai contar ao todo com 76 destinos em 25 países, sendo que a frota da Transavia terá sete novos Boeing 737-800, atingindo um total de 50 no início do Verão de 2017.
A capacidade do grupo em voos de longo curso, por sua vez, aumenta 2% face ao Inverno passado, com novidades para os Estados Unidos, incluindo uma nova rota (KLM: Amesterdão Schiphol "“ Miami) e extensão para o Inverno de uma ligação lançada este Verão (Air France: Paris Orly "“ Nova Iorque JFK).
O crescimento no longo curso também conta com uma nova rota sazonal entre Paris Charles de Gaulle e San José (Air France), aumento de frequências para Havana (Air France, de CGD, e KLM, de Schiphol) e mais voos para Fort-de-France, Pointe-Ã -Pitre, Aruba, Bonaire, Paramaribo e St. Martin.
No Brasil, o grupo aéreo vai reduzir a capacidade para o Rio de Janeiro, baixando para diária a ligação da Air France a partir de CGD, e cancelando os voos para Brasília.
A informação do grupo acrescenta que a KLM vai continuar a voar para o Rio de Janeiro com um B787 Dreamliner e, através da parceria estratégica com a GOL, vai expandir a sua rede a outros 32 destinos no Brasil…