Ahora leyendo:
Grupo LATAM atinge a marca de 100 aeronaves Airbus A320 e A321 com cabines reformuladas
Toda la noticia 5 minutes read

Grupo LATAM atinge a marca de 100 aeronaves Airbus A320 e A321 com cabines reformuladas

O grupo LATAM acaba de atingir a marca de 100 aeronaves Airbus A320 e A321 com as cabines totalmente reformuladas na LATAM MRO, em São Carlos (SP). Somente no caso da LATAM Brasil, já foram reformulados os interiores de 50 aeronaves. Até 2023, passarão pelo mesmo processo de retrofit mais 86 aviões, sendo 44 da LATAM Brasil e 42 de outras afiliadas do grupo.

O projeto, retomado em julho de 2021, envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, do lavatório e da galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. É também instalado um sistema chamado “in seat power”, que garante um ponto de alimentação de energia elétrica para cada poltrona da aeronave, além de um sistema chamado “direct view”, que consiste em uma câmera de monitoramento da cabine durante pousos e decolagens, garantindo máxima segurança.

“O avanço do processo de retrofit da LATAM é um reflexo da eficiência e excelência da LATAM MRO em São Carlos e as mudanças em nossas aeronaves vão beneficiar diretamente a experiência de voo dos nossos clientes, que cada vez mais embarcam em aeronaves com cabines mais modernas, agradáveis, seguras, confortáveis e tecnológicas”, explica Sebastian Acuto, diretor de Frota e Projetos do LATAM Airlines Group.

Em função da troca de todas as poltronas, as aeronaves Airbus A320 ficam com nova configuração, comportando 180 assentos (24 em classe Premium Economy e 156 em Economy, em média). Já os Airbus A321 assumem nova configuração de 224 assentos (30 em classe Premium Economy e 194 em Economy, em média).

Projeto avança após contratações em São Carlos (SP)

A reformulação das cabines das aeronaves da LATAM, anunciada em 2019, é o maior investimento da história do grupo LATAM – cerca de US$ 400 milhões – sendo metade deste valor destinado especialmente para a operação da LATAM Brasil. O projeto, que já consumiu uma média de 3.000 horas produtivas de trabalho, ficou paralisado por mais de um ano na pandemia de Covid-19. No entanto, foi retomado no terceiro trimestre de 2021 para atender o processo de crescimento da LATAM, sobretudo nos voos domésticos. Ao todo, 140 mecânicos têm se dedicado exclusivamente ao retrofit, divididos em três turnos de trabalho. As atividades também contam com o apoio das equipes de hangar, oficina de poltronas e de pintura.

A unidade da LATAM no Brasil, vale lembrar, concentra o projeto porque a cidade de São Carlos é um polo tecnológico com duas das mais importantes universidades brasileiras. Com mão-de-obra altamente especializada, a LATAM MRO é referência em manutenção aeronáutica no Brasil e na América Latina.

LATAM volta a crescer de forma consistente no Brasil

A LATAM Brasil foi a empresa aérea líder do mercado aéreo brasileiro em 2021, com 33,8% de participação de mercado (RPK*) segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Contribuiu para o resultado anual da LATAM a liderança que a companhia acumulou nos últimos 5 meses de 2021, exatamente quando grande parte da capacidade da aviação brasileira foi retomada após os graves impactos da pandemia de Covid-19.

Atualmente, a empresa já voa para mais destinos no Brasil do que antes da pandemia (são 49 hoje contra 44 em 2019). Isso foi possível porque, em 2021, a LATAM inaugurou operações inéditas em Comandatuba (BA), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Jericoacoara (CE) e Vitória da Conquista (BA).

Em meio à sua retomada e crescimento nacional, a LATAM foi a companhia aérea mais pontual do Brasil e do mundo em 2021, segundo os ranking da consultoria OAG (Official Airlines Guide), e conquistou importantes reconhecimentos, tendo sido eleita “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e condecorada com o “Prêmio COVID-19 de Excelência Aeronáutica” na edição de 2021 do Skytrax World Airline Awards, o “Oscar” da aviação mundial. Ainda foi eleita “Companhia Aérea Líder na América do Sul” e “Marca Aérea Líder na América do Sul” no World Travel Awards 2021, e reconhecida como “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” na 18ª edição da premiação da Global Traveller.

No Passenger Choice da APEX (Airline Passenger Experience Association), a LATAM foi listada como empresa 4 estrelas e foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ser classificada na mais alta categoria do programa APEX Health Safety, em função das suas medidas de segurança e higiene adotadas durante a pandemia de Covid-19.

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados
**ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
Input your search keywords and press Enter.