BRASIL EM PORTUGUES

IATA: demanda por voos cresce 5,8% em outubro; números

Durante o mês de outubro, a demanda de passageiros por voos, medida em passageiros-quilí´metros pagos (RPK), cresceu 5,8% sobre o mesmo mês do ano passado, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). Apesar do crescimento, houve uma desaceleração em relação à alta de 7,1% observada em setembro.

Já a oferta de assentos, medida em assentos-quilí´metro oferecidos (ASK), cresceu 6,3% na mesma comparação. A capacidade dos voos cresceu 6,3% na mesma comparação, enquanto a taxa de ocupação média ficou em 80,1%.

Como já vem ocorrendo há meses, a região com o maior avanço na demanda foi a Ásia-Pacífico, com alta de 9,2% em outubro. Oriente Médio, com 6,5%, e África e Europa, ambas com 5,3% de crescimento, vêm em seguida. Já a América Latina teve um crescimento mais ameno, de 3,9%, à frente apenas da América do Norte, cujo avanço foi de 2,1%.

A região latino-americana teve também o menor crescimento na oferta de assentos em outubro, segundo a Iata, de 0,9%. O Oriente Médio, com impressionantes 10%, liderou a lista, seguido pela Ásia-Pacífico, com 8,5% e pela Europa, com 5,7%.

INTER X DOMÉSTICO
Todos esses dados acima somam voos internacionais e domésticos. Se forem considerados apenas os internacionais, a América Latina foi o maior destaque na demanda de passageiros, com crescimento de 7,1% e ocupação média de 84,3%, a maior em todo o mundo.

Nos voos domésticos, a Iata destacou o crescimento da Índia, com nada menos que 22,7% de crescimento na demanda e 21,2% na oferta. Outro mercado em franco crescimento, a China viu a demanda crescer 14,1% e a oferta em 12,4%, com taxa de ocupação média em 84,2%.

No caso do Brasil, como já informado pelos dados da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) divulgados recentemente, a demanda por voos continua em queda livre, com retração de 5,5% em outubro…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual