Duas pontes de embarque foram instaladas no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, nesta semana.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até o fim de março, mais duas outras serão colocadas próximas à pista.
A instalação faz parte da reforma e ampliação que o terminal tem passado desde 2012, com foco na Copa do Mundo de 2014.
Com elas, espera-se que o embarque e o desembarque de passageiros sejam facilitados, uma vez que as pontes ajudam no fluxo das operações.
Além disso, segundo a Infraero, as ferramentas trarão acessibilidade aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.
Sob responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia, a obra está na Matriz de Responsabilidade assinada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Apesar de estar há quase dois anos em construção, o Marechal Rondon tem apenas 40% da área prontas e, exatamente por estar na Matriz de Responsabilidade, é considerado essencial pela Fifa.
No último dia 23 de janeiro, para fazer pressão, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, deu um ultimato ao Poder Executivo.
Ele diminuiu os prazos e exigiu a entrega, até março, de nova área de embarque e desembarque de passageiros. De maneira total, Franco quer o terminal pronto no início de abril.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Infraero informou ao MidiaNews que sempre trabalhou com o mês de abril como data final de entrega da obra.
A obra
As mudanças que estão sendo feitas no Aeroporto Internacional Marechal Rondon preveem que a atual área de 5,46 mil m² passe para 13,2 mil m².
Com isso, a capacidade do terminal também deverá dobrar, passando de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros por…