BRASIL EM PORTUGUES

Infraero e empresas aéreas realizam testes com procedimentos de navegação aérea para atenuação de ruído em Congonhas

Na busca de alternativas de redução e mitigação do ruído aeronáutico das operações do Aeroporto de Congonhas, a Infraero, em conjunto com as empresas aéreas e órgãos do setor aéreo e de meio ambiente, vem discutindo possíveis ações por meio de um Grupo de Trabalho (GT). Uma dessas ações é a realização de testes, entre os dias 1º e 7 de outubro, com procedimento de navegação aérea com abatimento de ruído em decolagens.

Esses testes consistem na realização de decolagens, com aeronaves partindo da cabeceira 35, com procedimentos de baixo ruído e saídas padrão por instrumento. Esse procedimento, denominado Noise Abatement Departure Procedures (NADP 1) é definido pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) no documento “Procedures For Air Navigation Services – Aircraft Operations, Volume I, Doc 8186, Section 7”.

Foram instaladas estações de monitoramento de ruído em pontos estratégicos dos bairros de Indianópolis, Itaim e Vila Nova Conceição. Essas estações captarão os níveis de ruído do ambiente e o aeronáutico sempre que houver sobrevoo de aeronaves. Como o sentido das decolagens e o uso de cabeceiras dependem da direção dos ventos, a meta é conseguir ao menos três dias completos de medição. Após o período de testes, as empresas aéreas compartilharão dados dos voos que realizaram o procedimento.

O superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Fued Abrão Junior, explica que, como as estações de monitoramento captarão os ruídos gerados, será possível correlacionar determinado voo com o ruído produzido. “O objetivo é avaliar tecnicamente a execução desse procedimento e o real impacto (positivo, negativo ou neutro),nos níveis de ruído provocados nas decolagens pela cabeceira 35 que farão curva à direita”, ressalta.

Os dados obtidos serão utilizados em análises e, posteriormente, considerados na tomada de decisão conjunta do Grupo de Trabalho sobre uma possível adoção desse tipo de procedimento no Aeroporto de Congonhas.

Gerenciamento de Ruído

O Aeroporto de Congonhas possui horário de funcionamento regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e dispõe de plano específico de zoneamento de ruido, conforme previsto no RBAC 161 da Anac, e submetido ao município de São Paulo. Dispõe ainda de sistema contínuo de monitoramento de ruido aeronáutico nas localidades do entorno do aeroporto e de Comissão de Gerenciamento de Ruído Aeronáutico – CGRA, que conta com a participação de representantes do sistema de aviação civil (Departamento de Controle do Espaço Aéreo-DECEA, Anac e Secretaria Nacional de Aviação Civil-SAC), da administração aeroportuária, de órgãos ambientais e da sociedade civil.

A Infraero também disponibiliza canal de comunicação de ruido aeronáutico que pode ser acessado pelo https://www4.infraero.gov.br/ruido-aeronautico/

Compartir noticia:
Fuente: Infraero
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual