BRASIL EM PORTUGUES

Infraero testa esquema de segurança para seleções de futebol em Salvador

A Infraero realizou um simulado nesta terça-feira (14) para testar a estrutura de segurança do aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, para embarque e desembarque das delegações brasileira e italiana, que se enfrentam no dia 22 de junho, na Arena Fonte Nova, pela Copa das Confederações.

A rotina do aeroporto não foi alterada para a simulação. Quem esteve no aeroporto sequer percebeu que era feito um simulado de receptivo, que contou com cerca de 200 pessoas de órgãos como Polí­cia Federal, Força Estadual de Segurança, Forças Armadas, Receita Federal, Anvisa, Vigiagro, Anac, Base Aérea, Polí­cia Rodoviária, Secopa, Transalvador, Ecopa, COL/Fifa, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polí­cia Técnica, Polí­cia Civil e Polí­cia Militar.

Segundo Antônio Erivaldo Sales, assessor da presidência da Coordenação dos Eventos da Copa da Infraero, o objetivo da ação é que durante a Copa das Confederações não haja nenhum impacto para os usuários do aeroporto quando as delegações estiverem em embarque ou desembarque. «Esse planejamento prevê uma força-tarefa que vai coordenar a missão para não haver impacto local, para não alterar a rotina de quem usa o aeroporto», disse.

Sales ressalta que outros aeroportos de cidades-sede do mundial de futebol também já foram testados. Dentre eles, o Confins, em Belo Horizonte (MG), que recebeu as seleções brasileira e chilena no amistoso do dia 24 de abril.

Em Salvador, a operação foi coordenada pelo superintendente do aeroporto, Manoel Henrique Cardoso Bandeira, e pelo presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, o delegado Federal José Orlando de Azevedo Júnior. O superintendente regional centro-leste da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho, além de representantes dos demais órgão que participaram da ação, estiveram presentes.

O simulado

Durante o simulado de receptivo realizado no aeroporto da capital baiana foi usada aeronave cedida pela Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou e decolou com voluntários no lugar dos integrantes das delegações. Um ônibus aguardava no pátio do aeroporto para levar a suposta delegação direto ao hotel onde ficará hospedada.

De acordo com a Infrero, o ônibus fez dois trajetos: do aeropoto ao Gran Hotel Stella Maris, onde ficará a seleção brasileira na competição; e do aeroporto ao Hotel Matiz, no bairro do Costa Azul, onde se hospedará a equipe italiana.

«A gente simulou o embarque e desembarque de Itália e Brasil e deslocamento para hotéis. Foi uma simulação conjunta com o objetivo de alcançar a excelência na segurança, por exemplo, nas ocasiões. O resultado [do simulado] foi positivo, mostrou a sintonia das forças de segurança. Ressalto que o aeroporto e a Arena Fonte Nova são dois dos locais que merecem mais atenção, por conta da importância estratégica e visibilidade que gaharão na Copa das Confederações», afirmou o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, José Orlando de Azevedo Júnior.

Visibilidade

O público não terá acesso às delegações, já que elas vão sair por pontos estratégicos do aeroporto, sem passar pelos portões convencionais de embarque e desembarque. Aos fãs, restará apenas a tentativa de ver de longe os jogadores que vão chegar na capital para o evento em junho. Talvez, do mirante do aeroporto, dependendo da posição da aeronave do ônibus que fará o translado dos atletas, os fãs possam acenar de longe para os ídolos do futebol que passarão por Salvador.

O superintendente regional centro-leste da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho, destacou que, durante a Copa das Conferações, o efetivo que trabalha nas áreas de fluxo do aeroporto será ampliado para garantir atendimento aos visitantes. Segundo Filho, o aeroporto receberá cerca de 20% a mais de passageiros no período dos jogos. «Teremos um efetivo bastante considerável para orientar passageiros dentro e fora do aeroporto. Teremos grupos que atuarão nos pátios, para apoiar nas instalações, pontos de ônibus, toalete, check-in. Funcionários que falam pelo menos duas línguas. É uma forma de mostrar nosso compromisso com o evento. Tudo vai acontecer como foi hoje [no simulado]», disse José Cassiano Filho.

A Infraero informou qu,e na tarde desta terça-feira, ainda será realizado outro simulado no aeroporto Luís Eduardo Magalhães. Desta vez, serão testadas estruturas e estratégias para receber convidados vips, como representantes da presidência da Fifa e outras autoridades que acompanhão o mundial na capital baiana.

Segundo a Infraero, o simulado é baseado na Matriz de Eventos e Atividades, feita pelos órgãos que participaram da ação, e é realizada para atender solicitação da Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual