AEROLÍNEAS

LATAM Brasil contrata 1,1 mil pessoas e investe em novas tecnologias e procedimentos para atender demanda de 7 milhões de passageiros na alta temporada 2022-2023

Para atender aos 7 milhões de passageiros que devem voar com a LATAM Brasil entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 em seus 3.200 voos extras para a alta temporada, a companhia abriu mais de 1.100 novos postos de trabalho em diversas funções e localidades do País e investiu em novas tecnologias para os clientes e procedimentos diferenciados na operação para oferecer uma experiência ainda melhor e mitigar possíveis contingências nessa época com demanda tão alta por viagens.

“Este é um ano especial para os brasileiros porque será o primeiro após o auge da pandemia. Para muitos, é o retorno das viagens de fim de ano. Por isso, estamos nos preparando desde outubro para oferecer a melhor experiência possível, aumentando capacidade, implementando melhorias e mapeando oportunidades para fazer nosso cliente chegar ao seu destino, mesmo num cenário de grande complexidade operacional e altas expectativas”, explica Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil

E essa complexidade da alta temporada pode ser percebida pelos seguintes números da operação LATAM Brasil:

3.200 voos a mais na malha entre dezembro e janeiro;

3,5 milhões de passageiros transportados por mês, quase o dobro quando comparado com os meses de baixa temporada;

Aumento da taxa de ocupação, quando comparado com a baixa temporada, com picos acima de 90%;

37.500 operações no mercado doméstico e 3.500 no internacional, uma média de aproximadamente 700 voos diários;

Condições meteorológicas tradicionalmente adversas em aeroportos-chave da operação da LATAM neste período (Congonhas e Guarulhos).

Diante desse cenário, a companhia está se preparando nas seguintes frentes:

1. OFERTA DIRECIONADA: Em constante acompanhamento da busca e interesse pelos destinos e rotas mais disputadas neste período, a companhia reorganizou sua malha para atender essa demanda. Rio, Brasília e Belo Horizonte marcam os incrementos no nacional e Buenos Aires, Lima e Santiago, no internacional. Esse aumento foi planejado para atender aproximadamente 7 milhões de passageiros que a companhia espera transportar na alta temporada 2022-2023, um volume que é 60% maior do que a alta temporada 2021-2022.

2. MAIS FUNCIONÁRIOS NA OPERAÇÃO: A companhia decidiu concentrar a maior parte das contratações previstas para o ano no último trimestre pensando justamente na demanda da alta temporada. Por isso, essas 1.100 vagas estão focadas nas áreas operacionais, como Aeroportos, Cargas, Manutenção e Tripulação. Com o incremento do quadro, a LATAM deve fechar 2022 com quase 18 mil funcionários. E a boa notícia é que essas vagas são permanentes. É a LATAM voltando a crescer e continuando a investir no País.

3. MAIS AGENTES NA PONTA: Para auxiliar o atendimento nos aeroportos estratégicos, a companhia ampliará a quantidade de agentes nas lojas, nas posições para despacho de bagagem e na sala e portões de embarque.

4. WHATSAPP PARA ATENDIMENTO PERSONALIZADO: A companhia continua investindo no atendimento por Whatsapp para facilitar e tornar mais rápido o fluxo de informações entre o cliente e a empresa. Com este canal, é possível sanar dúvidas, fazer alterações e remarcações. O número para contato é o: +56 9 6825 0850.

5. MAIS TECNOLOGIA PARA EMBARQUE MAIS ÁGIL: Característica marcante do serviço da LATAM, a companhia investiu durante todo ano na melhoria e ampliação de serviços que visam agilizar o processo do embarque pensando, inclusive, no período da alta temporada. Para isso, os clientes serão estimulados a usarem o Check-in Automático e o Despacho de Bagagem Express.

O check-in automático, inovação exclusiva que já é utilizada por cerca de 80% dos seus clientes no Brasil e que, na prática, elimina a necessidade de o cliente realizar o procedimento presencialmente ou online. Com o check-in automático, os passageiros recebem um cartão virtual que é atualizado de forma dinâmica com todas as informações necessárias para o embarque, permitindo com que se dirijam diretamente ao portão do seu voo logo que chegam ao aeroporto. Esse processo reduz em até 20% o tempo gasto pelo cliente em filas de atendimento no aeroporto.

Já o Despacho de Bagagem Express está presente hoje em 9 aeroportos: Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte/Confins. A tecnologia pioneira da LATAM reduz em até 50% o tempo dos clientes nas filas de atendimento para tornar a sua jornada mais rápida, autônoma e segura.

6. REFORÇO NA EQUIPE DE MANUTENÇÃO: Manutenção é coisa séria na LATAM. Faz parte de uma rotina rígida de segurança e prevenção e é algo constante em suas operações ao longo de todo ano. Nesta época, equipes de manutenção e engenharia têm suas rotinas reforçadas para estarem sempre a postos para deixar os aviões prontos para voar e evitar cancelamentos.

OPERAÇÕES DA LATAM

Mais eficiente, a LATAM conseguiu inaugurar desde 2021 operações em 10 novos destinos no Brasil: Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Juiz de Fora/Zona da Mata (MG), Montes Claros (MG), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Sinop (MT) e Vitória da Conquista (BA). Para 2023, a LATAM já anunciou que pretende iniciar operações em Passo Fundo (RS).

Nesse período, a empresa sempre se manteve como a aérea que mais voa do Brasil para o exterior, e já retomou 21 destinos internacionais diretos a partir do País (eram 26 antes da pandemia). Os destinos já retomados são: Assunção, Barcelona, Bogotá, Boston, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris, Roma e Santiago.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual