Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Ahora leyendo:
LATAM Cargo cresce 147% no volume das exportações a partir de Manaus
Toda la noticia 4 minutes read

LATAM Cargo cresce 147% no volume das exportações a partir de Manaus

A LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do Grupo LATAM, segue desempenhando um papel fundamental na exportação dos produtos provenientes de Manaus e região. Entre janeiro e agosto de 2022, a companhia transportou cerca de 690 toneladas de cargas a partir de Manaus para destinos como Miami, Cidade do México, Buenos Aires e Bogotá. O volume é 147% maior comparado com o mesmo período de 2021. Sendo que as principais cargas movimentadas são eletrônicos e produtos químicos.

A companhia ganhou maior relevância nas exportações de produtos do Amazonas, graças à ampliação na oferta de voos que conectam Manaus à São Paulo/Guarulhos, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Velho e depois aos demais destinos nacionais e internacionais operados nos compartimentos de carga de aeronaves de passageiros da LATAM Brasil ou em aviões cargueiros da LATAM Cargo. Entre janeiro e agosto de 2022, Manaus recebeu 1.300 pousos e decolagens a mais comparado com o mesmo período de 2021. Isso corresponde a um crescimento de 70% no volume de voos operados de/para a capital amazonense.

Dentre os 3.152 pousos e decolagens operados em Manaus entre janeiro e agosto de 2022, 54% se conectaram com São Paulo/Guarulhos, principal hub da companhia, que desempenha papel estratégico na distribuição das cargas para os mercados doméstico e internacional. Comparado com o mesmo período de 2021, o volume de voos entre a capital amazonense e a capital paulista cresceu 50%.

Além disso, a LATAM alocou as aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner e Boeing 777-300, que comportam até 22 e 25 toneladas, respectivamente, em 5 das 26 frequências semanais de passageiros na rota Manaus-São Paulo/Guarulhos, ampliando a disponibilidade de oferta para atender à crescente demanda para o transporte de cargas da indústria amazonense. Os outros 21 voos semanais da rota são operados com aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 1,8 toneladas de carga no seu compartimento inferior, e Airbus A321, com capacidade para até 2,8 toneladas de carga.

Para Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil, a empresa se consolidou como uma parceira estratégica da indústria de Manaus. “Implementamos nossa malha, frota e conectividades com o objetivo de entregar soluções estratégicas para os nossos clientes que precisam escoar suas mercadorias de forma rápida e segura para diversos destinos do Brasil e do mundo”.

O transporte aéreo, vale lembrar, proporciona uma melhor conectividade entre destinos domésticos e internacionais e uma quantidade de voos que atende a crescente demanda da economia amazonense, encurtando distâncias e a duração do transporte. Essa característica é importante principalmente para produtos mais sensíveis e que demandam cuidados especiais no manuseio e agilidade na logística, como os medicamentos.

TRANSPORTE NO MERCADO DOMÉSTICO APRESENTA ESTABILIDADE

No mercado doméstico, a operação da LATAM Cargo em Manaus segue com um volume transportado entre janeiro e agosto de 2022 similar ao do mesmo período de 2021. A partir de Manaus foram transportados 13 mil de toneladas de cargas, principalmente para São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Viracopos, Recife e Fortaleza. Sendo que as principais cargas movimentadas são eletrônicos e medicamentos.

O transporte de cargas no mercado doméstico ocorre com frequência nos compartimentos inferiores de aeronaves de passageiros. A partir de Manaus são operados voos para São Paulo/Guarulhos (28 voos semanais), Brasília (14 voos semanais), Fortaleza (10 voos semanais), Belém (3 voos semanais) e Porto Velho (3 voos semanais). Esses destinos contribuem para a conectividade não somente com os 21 destinos internacionais, como também nos domésticos que são 54 (antes da pandemia de Covid-19 eram 44), que hoje configuram a maior malha aérea doméstica da história da LATAM Brasil.

LATAM CARGO É A COMPANHIA LÍDER NO MERCADO INTERNACIONAL

No Brasil, segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM Cargo assumiu em agosto de 2022 a liderança de mercado internacional (20,8% de participação) considerando o somatório da operação de suas subsidiárias LATAM Brasil, LAN Chile, LAN Peru, ABSA e LAN Cargo. No mês, a empresa transportou aproximadamente 18 mil toneladas de cargas do Brasil ao exterior.

Ao todo, o Grupo LATAM já conta com 15 aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F em sua frota e está avançando no seu projeto global de conversão de Boeing 767 de passageiros em cargueiros até 2023, que deve chegar até 21 aeronaves Boeing 767-300F em 2023. A empresa realiza o transporte em aviões cargueiros, totalizando 139 destinos atendidos em 22 países, sendo 7 deles exclusivos para o transporte de cargas.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM Cargo
Input your search keywords and press Enter.