AEROLÍNEAS

LATAM começa a utilizar óculos de realidade aumentada para manutenção de aviões no Brasil

A LATAM acaba de implementar o uso de óculos de realidade aumentada para mecânicos utilizarem na manutenção de aeronaves em 20 bases da companhia no Brasil. A empresa é a primeira aérea da América Latina a utilizar o equipamento que garante maior eficiência e agilidade nas atividades complexas de manutenção e inspeção das aeronaves.

“Esta ferramenta de suporte técnico remoto, através da realidade aumentada, faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico da Companhia para tornar os processos mais eficientes e ainda mais seguros”, afirma Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.

Os óculos SmartGlass funcionam por comando de voz. São operados via conexão 4G e transmitem imagens da aeronave em tempo real para os técnicos da LATAM no Centro Operacional de Manutenção (MOC, na sigla em inglês) do aeroporto de Congonhas, para o time de Engenharia Brasil ou até mesmo para o fabricante das aeronaves. Esse recurso permite aos técnicos um processo de tomada de decisão muito mais rápido e preciso, elevando ainda mais os níveis de segurança e pontualidade.

Assim, as equipes conseguem dar suporte diário e auxiliar remotamente os mecânicos de outros aeroportos da LATAM nas manutenções mais específicas e complexas das aeronaves, reduzindo as chances de impactos operacionais. É possível verificar, por exemplo, se é necessário desativar uma válvula, além de identificar com o auxílio da câmera de vídeo com leitura térmica variações de calor e até pontos de vazamento.

Ao utilizar os óculos de realidade aumentada, o mecânico consegue, ainda, visualizar todo o manual de manutenção da aeronave. O acessório também tem cancelamento de ruído ativo, permitindo escutar somente a voz do técnico, mesmo em ambientes com nível elevado de ruído. O equipamento dispõe, ainda, de lanterna e zoom, produzindo fotos em alta definição.

Inspeção e manutenção com excelência e segurança

Atualmente, a LATAM Brasil já utiliza drones e robôs em seus processos de manutenção de aeronaves. Os drones são utilizados na inspeção dos aviões da família Airbus A320, que passam por manutenção pesada na LATAM MRO (sigla em inglês para Maintenance Repair Overhaul), localizado em São Carlos (SP). Já os robôs atuam na logística interna de materiais aeronáuticos.

A unidade no interior de São Paulo é referência em tecnologia e inovação do setor aéreo brasileiro e mundial, e recebe constantes investimentos da LATAM, incluindo novos equipamentos, expansão de áreas de manobra de aeronaves e melhorias nos seus hangares.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual