AEROLÍNEAS

LATAM conclui compensação ambiental de 92 toneladas de resíduos em parceria com programa de economia circular

A LATAM acaba de concluir a compensação ambiental de 92 toneladas de resíduos gerados pela companhia a bordo de seus voos com origem e/ou destino a 12 aeroportos brasileiros sem serviço de coleta seletiva. Em parceria com a eureciclo, empresa que oferece soluções para a logística reversa de embalagens em todo o Brasil, o projeto também possibilitou a remuneração das cooperativas e operadores privados envolvidos no projeto.

O volume processado até o momento corresponde à estimativa de resíduos que a LATAM gerava em períodos pré-pandêmicos a bordo dos seus voos nessas localidades. Para efeito de comparação, esse volume de resíduos seria capaz de encher quase duas aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767.

Atualmente, a compensação ambiental é a forma mais viável de assegurar a destinação correta para reciclagem final dos resíduos, já que garante que um volume equivalente, e dos mesmos tipos de resíduos, seja efetivamente reciclado e devolvido à cadeia produtiva.

“Estamos em uma jornada contínua de sustentabilidade dentro da LATAM, com o compromisso de eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduo para aterro até 2027. Nesse cenário, a parceria com a eureciclo é mais um importante passo, à medida que atua em frentes de meio ambiente e responsabilidade social”, afirma Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.

Os 12 aeroportos selecionados para a compensação ambiental da LATAM foram: Porto Seguro (BA), Comandatuba (BA), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Jaguaruna (SC), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), São José do Rio Preto (SP), Santarém (PA) e Teresina (PI).

“A parceria permite que esse volume seja retirado do meio ambiente, evitando prejuízos à floresta, aos rios e oceanos e a nossa saúde, além de incentivar economicamente os operadores de reciclagem dessas regiões, com remunerações mais justas pelos Certificados de Reciclagem. É uma iniciativa que impacta ambiental e socialmente”, explica Thiago Carvalho Pinto, co-fundador e CEO da eureciclo.

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DA LATAM BRASIL EM NÚMEROS

A eureciclo conectou a LATAM a cooperativas e operadores privados no Brasil para a devolução à cadeia produtiva de 92 toneladas de plástico, papel e alumínio. Confira abaixo mais detalhes e curiosidades deste projeto:

48,5 toneladas de plástico geradas a bordo de voos foram compensadas pelas cooperativas e operadores privados. Esse volume equivale a 8 elefantes adultos.

19 toneladas de papel geradas a bordo de voos foram compensadas pelas cooperativas e operadores privados. Esse volume equivale a 6 baleias Orcas.

24 toneladas de metal geradas a bordo de voos foram compensadas pelas cooperativas e operadores privados. Esse volume equivale a 24 carros populares.

506 operadores de triagem e 15 pontos de coleta foram diretamente beneficiados em diferentes estados brasileiros.

Em modelo de negócio altamente sustentável, o projeto conseguiu não somente elevar as taxas de compensação ambiental dos resíduos, mas criar valor para todos os agentes dessa cadeia.

O COMPROMISSO DE LONGO PRAZO DO GRUPO LATAM COM A SUSTENTABILIDADE

A parceria da LATAM com a eureciclo no Brasil é apenas um dos projetos que ajudam o Grupo LATAM na sua agenda de compromissos com a sustentabilidade. Conforme anunciado em 2021, a companhia busca eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduo para aterro até 2027, além de outras metas globais focadas em quatro pilares: Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.

Atualmente, a compensação dos resíduos gerados a bordo dos voos da LATAM faz parte do seu programa batizado de “Recicle sua Viagem”, e que já foi lançado nas suas afiliadas no Chile e no Equador.

Conheça mais sobre a agenda de sustentabilidade do Grupo LATAM em https://www.latamairlines.com/br/pt/sustentabilidade.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual