AEROLÍNEAS

LATAM digitaliza manual de comissários e deixa de imprimir quase 2 toneladas de papel por ano no Brasil

Mais eficiente, digital e sustentável, a LATAM está autorizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a eliminar os manuais impressos de comissários de todas as suas 132 aeronaves no Brasil. Agora, os tripulantes de cabine da empresa podem acessar o documento, que tem como objetivo estabelecer e padronizar normas e procedimentos ligados à operação e segurança das aeronaves da companhia, de forma mais eficiente e rápida diretamente em seus celulares corporativos, distribuídos pela LATAM para mais de 3.400 comissários no País. Os manuais impressos de comissários serão retirados de todas as aeronaves da companhia no Brasil até o fim de dezembro, e essa digitalização permitirá à LATAM deixar de imprimir 1,8 tonelada de papel e de emitir 362 toneladas de CO2 por ano.

Para Tatiane Brito, gerente de Tripulação de Cabine da LATAM Brasil, a iniciativa visa a sustentabilidade e uma melhor experiência para os clientes. “A digitalização foi pensada dentro da nossa jornada de Sustentabilidade, mas vai muito além da eficiência de custos. Todo tripulante de cabine é um verdadeiro agente de segurança a bordo. E o manual digital no celular dá mais autonomia para esse profissional realizar esse trabalho com mais agilidade”.

Agora, o tripulante de cabine da LATAM no Brasil consulta diretamente no seu celular corporativo todos os procedimentos previstos para qualquer necessidade a bordo e identifica antes mesmo do voo os passageiros que necessitam de atendimentos especiais, como no caso de pessoas com deficiência, adultos viajando com bebês e crianças, refeições diferenciadas e situações comemorativas (aniversários e lua de mel). A consulta ao manual digital está disponível em toda a frota da LATAM, composta por aeronaves Airbus (modelos A319, A320, A320neo e A321) e Boeing (modelos 767, 777 e 787).

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA LATAM ACONTECE DESDE 2017

Como aponta Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil, «somadas todas as nossas iniciativas de digitalização da operação no Brasil, já deixamos de imprimir mais de 17 toneladas de papel e de emitir até 825 toneladas de CO2 por ano. Isso acontece porque, desde 2017, temos trabalhado de forma estratégica junto à ANAC para promover uma redução significativa nas impressões de papel e emissões de CO2 na nossa operação. A digitalização dos manuais ao longo deste tempo confere mais eficiência, agilidade, segurança e sustentabilidade aos nossos processos e atividades”.

Em julho de 2017, vale lembrar, a LATAM eliminou os primeiros manuais impressos de pilotos em todas as suas aeronaves no Brasil. Desta forma, os tripulantes técnicos passaram a acessar o documento diretamente nos iPads instalados pela empresa nas cabines de comando dos aviões.

Em setembro de 2022, a LATAM também eliminou registros impressos de todos seus processos de manutenção de aviões e componentes aeronáuticos no Brasil. Desta forma, os mecânicos da companhia passaram a utilizar um sistema eletrônico para os registros de suas atividades, deixando de imprimir somente com este processo 3,36 milhões de folhas de papel por ano.

TECNOLOGIA TORNA AS VIAGENS MAIS SIMPLES E RÁPIDAS

O processo de Transformação Digital da LATAM também busca ressignificar a relação do cliente com a companhia. A primeira fase da transformação mais visível ao cliente no Brasil foi iniciada em 2021, baseada em quatro pilares: novo fluxo de compra no site, que conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas, check-in automático e LATAM Wallet.

Com a simplificação do processo de compra, no momento em que o cliente faz o seu login, já consegue salvar todos os seus dados, assim como informações de viajantes frequentes e cartão de crédito, facilitando para que seus próximos pagamentos sejam mais rápidos e seguros.

Com as notificações personalizadas, o cliente escolhe entre WhatsApp, SMS ou email para receber todas as informações a respeito de sua viagem.

Com o check-in automático da LATAM, os passageiros recebem um cartão de embarque virtual que é atualizado de forma dinâmica com todas as informações necessárias, permitindo com que se dirijam diretamente ao portão de embarque do seu voo ao chegar no aeroporto. No Brasil, a funcionalidade já é utilizada por mais de 80% dos passageiros de voos domésticos. Este processo permite economizar até 20 minutos no tempo de espera e atendimento no aeroporto.

Além disso, a companhia também dispõe de uma carteira virtual, o LATAM Wallet, em que ficam acumulados créditos de pontos e reembolsos do cliente, que podem ser utilizados a qualquer momento na aquisição de uma passagem aérea, e uma nova experiência digital para o LATAM Pass, programa de fidelidade da empresa.

Para despachar a bagagem, a LATAM oferece em 9 aeroportos brasileiros (Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte/Confins) o Despacho de Bagagem Express, que reduz em até 50% o tempo dos clientes nas filas.

Em dezembro de 2022, a LATAM também se tornou a primeira companhia aérea do Brasil a atender clientes surdos com Central Online de Intérpretes de Libras.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual