BRASIL EM PORTUGUES

LATAM é a aérea mais pontual de Vitória nos últimos 12 meses e prevê crescimento de 24% dos voos na capital capixaba em 2023

A LATAM é a companhia aérea mais pontual do aeroporto de Vitória (ES) nos últimos 12 meses. Segundo dados de pontualidade registrados pela Cirium, empresa especializada na análise de dados da aviação mundial, 86,62% dos voos da companhia com destino à capital capixaba entre maio de 2022 e abril deste ano pousaram dentro do horário programado. Para medir o indicador de OTP (On-Time Performance), a Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (até 14 minutos após o esperado).

Os resultados levam em consideração toda a operação doméstica da companhia com destino à capital capixaba em seus voos diretos a partir dos aeroportos de São Paulo/Congonhas (6 voos diários), São Paulo/Guarulhos (4 voos diários), Santos Dumont/Rio de Janeiro (5 voos diários), Brasília (1 voo diário) e Fortaleza (1 voo diário). Durante todo o ano de 2022, foram mais de 9.600 voos entre pousos e decolagens da LATAM em Vitória. Já para 2023, a companhia prevê um aumento de 24% no número de voos na capital capixaba, em função da forte demanda impulsionada pela retomada do setor de turismo.

«Um dos principais atributos para oferecer uma boa experiência ao cliente está justamente no respeito que temos com o seu tempo. É por isso que diariamente trabalhamos no aperfeiçoamento e otimização de processos para termos uma companhia cada vez mais eficiente e competitiva”, afirma Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle de Operações da LATAM Brasil.

LATAM MAIS FORTALECIDA, EFICIENTE E COMPETITIVA EM 2023

Cada vez mais fortalecida, eficiente e competitiva, a LATAM tem promovido o crescimento sustentável de suas operações no Brasil. Como resultado, a companhia liderou o setor aéreo brasileiro nos últimos dois anos (2021 e 2022), segundo a ANAC. Além de voar para seu recorde de 55 destinos no Brasil, a LATAM é a empresa que mais conecta o País com o mundo, com voos diretos para 21 destinos internacionais (em 28 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, com exceção da Ásia. Em março deste ano, a LATAM inaugurou as suas operações em Passo Fundo (RS) e as rotas internacionais Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima. Ainda em 2023, vai iniciar voos diretos do Brasil para Joanesburgo (África do Sul) e Los Angeles (EUA), sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint Venture com a Delta Air Lines.

COMO A LATAM INVESTE EM PONTUALIDADE

O índice de 86,62% de pontualidade alcançado pela LATAM no aeroporto de Vitória nos últimos 12 meses é resultado do contínuo trabalho para aumentar a sua eficiência operacional e, assim, oferecer ao cliente uma experiência de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. Para isso, a companhia adota ações estratégicas coordenadas em cinco frentes:

1.AMPLA CONECTIVIDADE: A LATAM acredita que a base da pontualidade dos voos nasce com o planejamento de uma malha aérea doméstica e internacional que seja rentável e robusta e que precisa considerar alguns conceitos, como tempo de voo apropriado, o tempo adequado que a aeronave deve permanecer em solo e flexibilidade para absorver impactos operacionais.

2.FROTA EFICIENTE: O grupo LATAM investe na renovação por uma frota mais eficiente e iniciou 2023 com 16 aeronaves Airbus A320neo em operação. O crescimento reflete o investimento total em mais de 100 aeronaves mais eficientes e sustentáveis dos modelos A320neo, A321neo e A321 XLR até o final desta década. Somente neste ano, a companhia deve receber mais 15 aeronaves Airbus, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela LATAM Brasil. O modelo tem motores de última geração e tecnologias de ponta para uma operação com o menor consumo de combustível e comprometida com a sustentabilidade. Atualmente, o grupo LATAM busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.

3.TRIPULAÇÃO BEM PLANEJADA: Outro fator importante que é levado em consideração pela LATAM Brasil é a escala da sua tripulação técnica (pilotos) e de cabine (comissários), que deve ser planejada com eficiência e garantir a robustez necessária a fim de absorver os eventos operacionais como condições climáticas, por exemplo.

4.OPERAÇÕES DE SOLO E MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA: A LATAM também tem otimizado a operação dos seus principais centros de manutenção de linha no Brasil, localizados nos aeroportos de Brasília, Congonhas e Guarulhos. A medida garante que o trabalho de manutenção das aeronaves que operam voos domésticos seja mais eficiente no pernoite para evitar ações durante o dia, o período de maior utilização das aeronaves. E tem reforçado também as suas equipes de manutenção em áreas operacionais estratégicas, incluindo processos de treinamento e de qualificação. Além disso, a LATAM usa parâmetros técnicos mais amplos de monitoramento das aeronaves para a realização de manutenções preditivas. Com isso, tornou-se possível programar ações de manutenção a partir de análises de performance e, consequentemente, antes que um evento ocorra. Isso gera menos impactos operacionais para o cliente, como atrasos e cancelamentos de voos. Vale destacar que o programa preditivo é adicional ao programa de manutenção preventiva determinado pelos fabricantes das aeronaves. Como resultado, a LATAM tem reduzido de forma considerável o tempo de indisponibilidade das suas aeronaves no Brasil. Nos aeroportos, a companhia tem revisado diversos processos internos e intensificado o treinamento regular das equipes com o objetivo de garantir melhores processos aeroportuários e um atendimento mais empático e rápido ao cliente, sobretudo em situações de contingências operacionais.

5.EXPERIÊNCIA DIGITAL: A LATAM tem buscado transformar a jornada do cliente para que a sua viagem seja cada vez mais rápida, fácil e segura. Por isso, tem promovido uma verdadeira Transformação Digital com inovações voltadas para a autogestão dos seus produtos e serviços. Uma das principais inovações exclusivas da LATAM é o Check-in Automático, já utilizado por 80% dos passageiros da empresa no Brasil – na prática, os clientes não precisam mais fazer checkin presencial ou online e já recebem automaticamente o seu cartão de embarque virtual. Outras inovações da LATAM são a sua carteira virtual LATAM Wallet, o atendimento personalizado por WhatsApp para clientes de categorias elite do programa LATAM Pass, processos de reembolsos e compensações mais rápidos e simples com a funcionalidade cash out da LATAM Wallet, uma nova plataforma para resgates de produtos do varejo, além do Despacho de Bagagem Express que reduz em até 50% o tempo nas filas, instalado em 9 aeroportos com operações da empresa no Brasil.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual