BRASIL EM PORTUGUES

LATAM lidera mercado aéreo em Manaus e anuncia investimentos no Amazonas junto ao governo estadual

A LATAM anuncia nesta segunda-feira (21/8) junto ao Governo do Amazonas novos investimentos na sua operação em Manaus. Nos próximos dias, a companhia iniciará as vendas de passagens aéreas para o novo voo direto Manaus-Rio de Janeiro/Galeão e para mais voos na rota Manaus-Belém. Além disso, já estão à venda em latam.com e demais canais de venda as passagens aéreas para mais voos na rota Manaus-São Paulo/Guarulhos. No mercado de cargas, a LATAM Cargo amplia de 13 para 16 o número de frequências semanais nas rotas Guarulhos-Manaus, Manaus-Guarulhos e Viracopos-Manaus, e de 2 para 4 frequências semanais na rota internacional de importação Miami-Manaus. O anúncio oficial foi realizado nesta tarde na Sede do Governo do Estado do Amazonas e contou com a presença de executivos da LATAM e autoridades como Tadeu de Souza (vice-governador do Estado do Amazonas) e Ian Ribeiro (presidente da Amazonastur).

Na cerimônia, o manauara e diretor de Operações da LATAM Brasil, Harley Meneses, destacou o esforço para ampliar a conectividade no Brasil de forma sustentável e reforçou o compromisso da LATAM com a região Norte. “O compromisso da LATAM com o Brasil é fazer com que mais brasileiros tenham acesso ao transporte aéreo, e o Amazonas é parte deste projeto. Este é um estado com enorme potencial para o turismo e importante para diversas indústrias do Brasil. Por isso, está no centro das atenções da LATAM. Hoje, somos uma companhia muito mais eficiente e competitiva, capaz de avaliar e inaugurar mais voos de forma sustentável. E, com essa ampliação, vamos superar a nossa oferta de assentos do pré-pandemia aqui em Manaus.”

Tadeu de Souza, vice-governador do Estado do Amazonas, afirmou que «o tratamento tributário diferenciado que o governo Wilson Lima vem dando para operações no modal aéreo incrementa a atividade econômica na região Norte e, acima de tudo, incentiva o turismo. É um planejamento que vem sendo feito nos últimos dois anos, visando, assim, tornar ainda mais robusta, no período pós-pandemia, a atividade econômica no Estado do Amazonas.”

Já Ian Ribeiro, presidente da Amazonastur, registrou que “trabalhamos para trazer mais turistas para o Amazonas e fazer com que os amazonenses possam conhecer novos destinos. O Rio de Janeiro é a porta de entrada para muitos turistas, sobretudo da Europa para o nosso País. Com este voo do Rio de Janeiro para Manaus, haverá uma facilidade muito maior, captando assim mais turistas que vão deixar muito mais renda aqui no nosso estado.»

Atualmente, a LATAM opera 43 voos regulares por semana entre Manaus e os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (3 voos diários), Brasília (2 voos diários), Fortaleza (1 voo diário) e Belém (1 voo semanal). Durante todo o primeiro semestre de 2023, a companhia liderou o mercado doméstico de passageiros em Manaus com 44,5% de participação (medida em RPK¹), segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), e foi responsável por 36% do mercado de cargas aéreas da capital amazonense com o transporte de mais de 20 mil toneladas entre o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e os mercados doméstico e internacional.

INVESTIMENTOS DA LATAM NO AMAZONAS

A partir de 29 de outubro deste ano, a LATAM irá aumentar a sua oferta na rota Belém-Manaus – além do voo aos domingos, a rota ganhará um voo aos sábados. Com duração média de 2h05, o voo operado em aeronaves Airbus A321 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 208 em Economy) decolará de Manaus às 13h05 (hora local) e no sentido contrário às 17h05 (hora local). Aos domingos permanecerá com a decolagem da capital amazonense às 11h55 (hora local) e de Belém às 15h45 (hora local).

Além disso, nesta mesma data, a LATAM amplia de 3 para 4 os voos diários a sua operação da rota Manaus-Guarulhos. O voo tem duração média de 3h55 e é operado em aeronaves Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy) ou Airbus A321 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 208 em Economy).

Já o novo voo Manaus-Galeão, previsto para 2 de janeiro de 2024, contará com duas frequências semanais em aeronaves Airbus A319 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 na Economy), Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy) ou Airbus A321 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 208 em Economy). Com duração média de 4h, vai decolar da capital amazonense todas as terças e sábados às 23h40 (hora local) e todas as quartas e domingos à 0h05 (hora local) da Cidade Maravilhosa.

Em maio deste ano, vale lembrar, a LATAM anunciou a ampliação do seu acordo de codeshare com a Voepass, e o Amazonas é um dos estados mais beneficiados com esse investimento. Agora, além de oferecer em latam.com passagens para voos da Voepass em Carauari (AM), Coari (AM), Manicoré (AM) e São Paulo de Olivença (AM), a LATAM consegue oferecer passagens também para Tefé (AM) e Santa Isabel do Rio Negro (AM), além de Barcelos (AM) para voar a partir de 1º de setembro.

CRESCIMENTO DA OPERAÇÃO CARGUEIRA NO ESTADO

A LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM, anuncia a ampliação das suas rotas cargueiras no Amazonas. No mercado doméstico, aumenta de 13 para 16 frequências semanais a operação das rotas cargueiras Guarulhos-Manaus (8 voos semanais), Manaus-Guarulhos (7 voos semanais) e Viracopos-Manaus (1 voo semanal). Já no internacional, amplia de 2 para 4 frequências semanais a operação da rota Miami-Manaus, dedicada à importação de cargas. Todos os voos são operados por aeronaves cargueiras Boeing 767F.

Em Manaus, vale lembrar, a LATAM Cargo desempenha papel fundamental na exportação dos produtos provenientes da região. A companhia responde atualmente por 36% do mercado de cargas aéreas da capital amazonense em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC. Somente neste ano, já foram mais de 20 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM no Amazonas, tanto em voos domésticos quanto internacionais.

As cargas enviadas para Manaus são compostas por commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), além de ovos e pintinhos.

As cargas que partem de Manaus são compostas por produtos produzidos com os próprios insumos que, muitas vezes, a própria LATAM Cargo transportou para Manaus, como eletrônicos (celulares, relógios, etc); baterias; medicamentos e peças prontas para maquinários.

CULTURA DA AMAZÔNIA É DESTAQUE NOS VOOS INTERNACIONAIS DA LATAM

Desde o início do ano, a LATAM tem empoderado chefs mulheres de diferentes regiões do Brasil por meio de seu programa “Sabor à Brasileira”. Com ele, a companhia escala a cada três meses um prato signature (almoço e jantar) assinado por essas profissionais, para compor o cardápio de seus voos internacionais – a bordo das cabines Premium Business e Economy -, que decolam do Brasil e têm duração de mais de 7 horas. Desde 1º de agosto, o menu conta com o prato Amazônia Encantada (pirarucu grelhado com legumes da estação, feijão manteiguinha, creme especial e farofa de especiarias amazônicas) assinado pela chef Débora Shornik e que representa a região Norte do País.

LATAM EFICIENTE: MAIS CONECTIVIDADE NO BRASIL E NO MUNDO

Mais eficiente e competitiva, a LATAM voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no Brasil, tendo aberto 11 novos destinos com voos próprios no País desde 2021. São eles: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass.

No mercado internacional, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo e o mundo com o Brasil, respondendo atualmente por quase 70% dos passageiros de voos internacionais no Brasil, entre as companhias brasileiras, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A LATAM voa do Brasil para 90 destinos diretos e indiretos no exterior. Em 2023, inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, Guarulhos-Los Angeles e Lima-Caracas, e se prepara para estrear as operações Guarulhos-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago, Foz do Iguaçu-Lima, Florianópolis-Santiago, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Havana e Lima-Atlanta.

Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São cerca de 700 voos por dia no País, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais.

¹ RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual