A LATAM Brasil acaba de se tornar a primeira companhia aérea do País a contar com um quadro de colaboradores com pelo menos 5% de Pessoas com Deficiência (PCD). A ampliação desta representatividade é consequência de uma série de iniciativas implementadas pela área de Recursos Humanos que envolvem processos seletivos direcionados e desenvolvimento de políticas internas de inclusão e cultura para tornar os gestores em verdadeiros aliados na promoção da Diversidade e Inclusão na companhia.
Somente nos últimos 12 meses, a LATAM obteve um salto de 370 para mais de 600 Pessoas com Deficiência entre seus colaboradores em todo o Brasil, um crescimento de 68% com relação ao período anterior. A maior parcela destes profissionais está dedicada à área de Aeroportos (41,6%), seguida por Manutenção (31,4%), Cargas (12,9%) e Customer Service (3,7%).
«Buscamos cuidar de todas as pessoas, promovendo um ambiente de trabalho justo, empático, transparente e simples. Mais do que cumprir as diretrizes estabelecidas pelas legislações de cada país, estamos em um processo amplo e genuíno para inclusão destes profissionais. Queremos que tenham senso de pertencimento e possam exercer as suas habilidades num ambiente de trabalho seguro e acolhedor”, explica Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil.
O processo de mudança cultural na LATAM Brasil para ampliar a representatividade de Pessoas com Deficiência contou com o engajamento de todos seus líderes. A troca de informações entre gestores e a área de Recursos Humanos ajudou a elaborar planos estratégicos para atrair esses profissionais e para que os próprios gestores pudessem promover entre eles um verdadeiro orgulho e desejo de contribuir e ajudar a formar de forma segura o maior grupo aéreo da América Latina.
A JORNADA DA LATAM POR MAIS DIVERSIDADE E INCLUSÃO
A LATAM tem trabalhado em diversas frentes para se tornar mais diversa e inclusiva. Em 2022, por exemplo, investiu em capacitação para sensibilização de todos os colaboradores sobre o tema diversidade, implantação de processos seletivos inovadores e, finalmente, na definição de seus compromissos de Diversidade e Inclusão. São eles: garantir a equidade de oportunidades e mais equilíbrio na representatividade de mulheres; ter representatividade de pessoas com deficiência; ampliar a heterogeneidade em áreas profissionais para aumentar o multiculturalismo e criar mais espaços para maior diversidade social, étnica, raça/cor, educacional, etária, de gênero, etc; e desenvolver uma cultura mais global e fortalecida pelas diferenças entre os colaboradores e colaboradoras do grupo LATAM.
Como resultado, em 2022, as mulheres representaram mais de 60% dos executivos contratados pela LATAM no Brasil. É isso o que apontou o levantamento da companhia sobre os processos seletivos do último ano para mais de 100 cargos de nível gerencial e diretivo. Além disso, a companhia encerrou o ano com a maior representatividade de negros da sua história nas equipes de tripulação de cabine.
Em 2022, a LATAM também passou a dar prioridade à inclusão de pessoas LGBTQIAP+, mulheres, profissionais com deficiência e negros em todos os seus processos seletivos. No final do último ano, a companhia ainda admitiu para a área de Manutenção Aeronáutica no Brasil o seu primeiro grupo de estagiários com foco na inclusão, com quase 80% de pessoas pertencentes a grupos sociais considerados minorizados entre os selecionados.
Em abril de 2023, vale lembrar, a LATAM também anunciou a abertura de 60 vagas para pessoas com deficiência para a função de auxiliar técnico nos centros de manutenção de aeronaves da companhia tendo como um dos benefícios o programa de formação profissional que oferece a possibilidade de realizar o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica com bolsa de estudos de 90%.