BRASIL EM PORTUGUES

Lucros na aviação suplantam nove mil milhões de euros

«Os números são impressionantes», afirmou hoje o presidente da associação internacional de transporte aéreo (IATA), Tony Tyler, em Genebra, no Global Media Day 2013. Este ano, segundo as projeções da IATA, o número de passageiros totalizará os 3 mil milhões pela primeira vez, aumentando até aos 3,3 mil milhões em 2014.

«A aviação é crítica para a economia global», sublinha o presidente da associação. A IATA contabiliza que a cada sessenta segundos haja 52 aeronaves a descolarem e 5700 passageiros a embarcarem. Ao todo, a indústria da aviação é hoje responsável por 57 milhões de empregos e mais 1,6 biliões de euros.

Porém, convém não esquecer que esta é uma indústria diversa. A operação de algumas companhias está a correr bem, como mostram os recentes resultados e investimentos da Delta e da Emirates. «Mas outras estão a debater-se com baixas rentabilidades, como se viu com os resultados da Qantas na semana passada».

Ainda assim, o lucro global da indústria deverá atingir os 9,4 mil milhões de euros, chegando aos 14,3 mil milhões em 2014. Estas previsões estão 871 milhões de euros acima daquilo que se esperava para este ano, e ultrapassam em 2,4 mil milhões as projeções feitas para 2014, ano em que a indústria deverá atingir receitas globais de 539 mil milhões de euros.

Também na Europa, que ainda vive o impacto da crise económica, a associação espera que as companhias aéreas europeias vejam os seus lucros melhorarem em 2014 face a 2013. Espera-se que os resultados lí­quidos para este ano atinjam os 1,2 mil milhões de euros, aumentando para 2,3 mil milhões de euros para o ano. A contribuir para esta melhoria estão as eficiências geradas a partir das parcerias com o Atlântico Norte.

A questão da segurança também está a ser analisada hoje em Genebra. Em termos históricos, 2013 deverá ser o segundo melhor ano de sempre em termos de taxa de acidentes. No ano passado houve o dobro das fatalidades (402). Este ano…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual