BRASIL EM PORTUGUES

Marcelo Álvaro propõe a Bolsonaro isenção de vistos

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, apresentou hoje ao presidente Jair Bolsonaro um pacote com uma série de medidas pensadas para impulsionar o Turismo do País. Entre elas, soluções para alguns dos principais entraves do setor, como promover uma melhoria no ambiente de negócios para atrair investimentos, ampliar a conectividade aérea e atrair ainda mais visitantes estrangeiros para o País.

ISENÇÃO DE VISTOS E ÁREAS ESPECIAIS
O último tema foi o que teve a proposta mais concreta apresentada: a isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, da Austrália, do Canadá e do Japão. São os mesmos países que ganharam o benefício dos vistos eletrônicos para entrar no País em 2017 e, desde então, ampliaram as visitas em 35%. O ministro Marcelo Álvaro se apoia ainda na Organização Mundial do Turismo, que atesta isso ao lembrar que facilitação de visto tende a ampliar cerca 25% o fluxo de viajantes de outros países.

Um assunto antigo também foi debatido, a criação das Áreas Especiais de Interesse Turístico, as AEITs. Elas seriam criadas a partir da identificação de áreas prioritárias para atração de investimentos, usando Cancún, no México, como exemplo. Ao menos uma área seria criada em cada Unidade Federativa do País.

META BILIONÁRIA
A expectativa do ministro do Turismo com a proposta é que o número de estrangeiros supere a casa dos 6,6 milhões e quase dobre, chegando a algo em torno de 12 milhões de visitantes e ampliando a receita gerada pelos turistas internacionais de US$ 6,5 bilhões para US$ 19 bilhões. A pasta espera ainda que cerca de dois milhões de empregos sejam gerados, e 40 milhões de brasileiros sejam incluídos no mercado de viagens domésticos. Todas as metas fazem parte do Plano Nacional do Turismo 2019-2022.

“Tenho absoluta convicção de que essas medidas são o que faltam para que o Turismo em nosso País dê um salto definitivo em direção a um novo patamar, sendo responsável por um novo clico de geração de riqueza, emprego e renda em todo o território nacional», afirmou o ministro Marcelo Álvaro, que confia para isso na compreensão do chefe de Estado: «O presidente Jair Bolsonaro acredita no trabalho que está sendo desenvolvido e estou confiante na adoção dessas iniciativas», encerrou…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual