BRASIL EM PORTUGUES

Metade dos aeroportos de SP registrou queda de passageiros

Treze dos 26 aeroportos administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) registraram queda no movimento de passageiros ano passado, em relação a 2013.

Com redução de 1,4%, o terminal de Ribeirão Preto não teve redução expressiva. Foram 1,07 milhão de embarques e desembarques, ante os 1,09 milhão, no maior aeroporto do Estado gerenciado pelo Daesp.

As maiores quedas estão nos aeroportos Campo do Amarais, em Campinas (28%), e o Dario Guarita, de Araçatuba (22%).

Apesar da queda, o mês passado foi o dezembro com o maior fluxo de passageiros da história do Leite Lopes, com o embarque e desembarque de 98 mil passageiros.

«A expectativa é de alta nos próximos meses, principalmente com a ampliação dos voos», afirmou a economista Marina Leite Braga Franco.

A partir do dia 1º de março, a Gol voltará a atuar em Ribeirão após encerrar as atividades na cidade, em 2008. Serão oferecidos 4.000 assentos semanalmente.

Estão previstos dois voos por dia a partir de Ribeirão com destino a São Paulo.

O aeroporto Nelson Garófalo, em São Manuel –próximo a Botucatu–, foi o que registrou a maior queda no número de embarques e desembarques de passageiros (49%). Passaram de 1.218 em 2013 para 619 em todo o ano passado, segundo o Daesp.

Atrelada à atividade econômica, a aviação civil no país é sustentada, no seu dia a dia, por passageiros em viagens de negócios.

Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), os altos custos com combustível e a queda de passageiros influenciam as companhias a diminuírem as suas operações nos municípios.

No ano passado, por exemplo, a Azul desistiu de operar em Araraquara devido ao baixo fluxo de passageiros…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual