BRASIL EM PORTUGUES

Minas aprimora segurança e «espera» aeroporto para estar pronta para Copa

As seleções encaram os últimos meses antes da Copa do Mundo como reta final de preparação, estágio em que o governo de Minas Gerais afirma estar, tanto na questão das obras espalhadas pela região metropolitana, e principalmente na segurança visando as possíveis manifestações durante o Mundial.

A chegada no estado pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a cerca de 40 quilí´metros da capital, no entanto, é um desalento para quem vai a essa sede da Copa. A gestão da reforma da instalação é preocupação do governo federal, que quer tudo pronto até o fim de abril.

«Esse aeroporto possui uma boa estrutura, e a qualidade de serviço é eficiente. A obra só precisa estar mais organizada para garantir um aeroporto mais limpo e confortável», afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, em vistoria ao local na última sexta-feira, de acordo com o site da pasta.

O governo mineiro é responsável, por sua vez, pelas obras de mobilidade urbana e de recuperação de rodovias. Nesta semana, será entregue o Move, sistema de BRT da capital, que abrange quatro importantes avenidas de Belo Horizonte, beneficiando 700 mil pessoas, segundo a prefeitura.

No quesito rodovias, o governo do estado divulgou que 5.051 quilí´metros de novas estradas foram asfaltadas no programa Proacesso. No entorno do aeroporto de Confins há pressa para encerrar as obras na MG-424 e na LMG-800. Recentemente, o governador Antonio Anastasia prometeu conclusão até o fim de maio.

No que diz respeito a segurança pública, a grande preocupação volta a ser as manifestações polí­ticas durante jogos. Na Copa das Confederações, Belo Horizonte foi palco de protestos intensos, geralmente com passeatas que partiam do centro rumo ao Mineirão.

«Os episódios vivenciados serviram de aprendizado para que possamos aprimorar o planejamento. Há uma orientação expressa da presidente da República (Dilma Rousseff) e do governador Antônio Anastasia de que a gente possa fazer, nos níveis desejáveis, um processo interativo de inteligência», disse o vice-governador, Alberto Pinto Coelho.

O representante do estado, que também é presidente do Comitê Gestor das Copas em Minas, explicou que além da prevenção, o estado…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual