AEROLÍNEAS

Moody’s: Azul, Gol e Latam estão mais preparadas ante incertezas

As companhias aéreas Azul, Gol e Latam estão mais bem preparadas para enfrentar as incertezas econômicas no Brasil, como alta do combustível e valorização do dólar ante o real, avalia a agência de classificação de risco Moody’s em relatório

Segundo a Moody’s, a melhora ocorre após os ajustes de custos e capacidade realizados pelas empresas nos últimos anos, que estão sendo mantidos para preservar a rentabilidade. A agência pondera, no entanto, que há pouco espaço para repassar custos maiores por meio das passagens, caso a retomada do crescimento econômico seja interrompida.

«O crescimento econômico mais suave do Brasil significa que uma expansão mais forte das margens das companhias aéreas será um desafio, enquanto a geração de caixa e desalavancagem levarão mais tempo para se materializar. Apesar disso, acreditamos que as aéreas continuarão a racionalizar a capacidade conforme o Brasil saia da recessão e a demanda doméstica por viagens aéreas se recupere», disse Marcos Schmidt, vice-presidente da Moody’s. A agência reitera que a maior parte dos custos da Azul, Gol e Latam está em dólar e que depreciações adicionais do real até o fim do ano não podem ser descartadas. Segundo a Moody’s, no pior cenário, em que uma nova recessão cause declínio adicional do real, a capacidade das áreas de repassar de 60% a 70% de custos extras para as passagens ficará bastante limitada, levando a potenciais compressões de margens, enfraquecimento da geração de caixa e aumento dos níveis de alavancagem. …

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual