BRASIL EM PORTUGUES

Olimpíada terá primeiro dia útil e previsão é de transtorno; veja cuidados

A Olimpíada de 2016 teve seu primeiro fim de semana, mas é nesta segunda-feira (8) que ela vai se deparar com o Rio de Janeiro "real". De sexta a domingo, um feriado e um final de semana reduziram o ritmo da capital fluminense e facilitaram a realização de eventos olí­mpicos. A partir de agora, porém, será diferente. A Rio-2016 terá seu primeiro dia útil. E a previsão de transtornos.

Milhares de torcedores olí­mpicos vão dividir pela primeira vez o transporte com trabalhadores cariocas; motoristas do Rio terão de conviver com restrições de tráfego ainda maiores por conta de eventos da Rio-2016; uma chuva deve tumultuar ainda mais a segunda-feira da capital fluminense. Por tudo isso, o secretário municipal, Rafael Picciani, pediu paciência.

"Segunda-feira vai ser um dia de grande desafio da nossa cidade e para nossa população", disse o Picciani. "Peço a compreensão de todos. "

Restrições ao tráfego
No primeiro dia útil da Olimpíada de 2016, o tráfego da cidade enfrentará ainda mais restrições do que as implantadas há uma semana. Além das faixas olí­mpicas "“ que já causaram lentidão em vias cariocas–, o fluxo de veículos no Rio será prejudicado por fechamento de ruas no entorno de arenas olí­mpicas na hora de competições.

"Haverá eventos em todas as regiões da cidade, inclusive em Copacabana e no Maracanãzinho", lembrou Picciani. "Por isso, recomendamos que o motorista deixe seu carro em casa e use o transporte público. Usem também a carona solidária."

Transporte em esquema atípico
O sistema de transporte do Rio, entretanto, também estará sob funcionamento especial por conta da Olimpíada. Duas estações do corredor de ônibus expressos TransCarioca estão com áreas destinadas exclusivamente ao embarque e desembarque de torcedores olí­mpicos. As novas linhas de BRT e metrô do Rio também estarão reservadas somente a portadores de ingresso.

Acontece que torcedores terão de compartilhar espaços com cidadãos e trabalhadores nas linhas de metrô antigas e ônibus regulares do Rio a partir desta segunda. O secretário Picciani pediu paciência aos usuários comuns e olí­mpicos. Recomendou ainda que torcedor reservem três horas para o deslocamento para arenas da Olimpíada para evitar problemas.

Mudança em itinerários
Picciani afirmou também que usuários regulares do transporte público do Rio devem estar atentos às mudanças de itinerários de ônibus por conta da Olimpíada. O fechamento de ruas causado pelas competições também implica na alteração do caminho dos veículos. Por isso, é importante se informar antes de sair de casa. Dados estão disponíveis no site www.cidadeolimpica.rio.

"É melhor até que o usuário se informe sobre o transporte pelas placas instaladas pelos organizadores da Olimpíada do que pelas placas usuais. As placas da Rio-2016 são as mais atualizada", complementou o secretário.

Fechamento do aeroporto
Ainda na segunda, começam as disputas de vela. As regatas da Olimpíada acontecem na Baía de Guanabara, perto do aeroporto Santos Dumont. Por conta dessa proximidade, pousos e decolagens dali estarão proibidos das 12h40 às 17h10.

Empresas aéreas já foram avisadas do fechamento. Remanejaram seus voos. Muitos foram transferidos para o aeroporto do Galeão.

Previsão de chuva

Compartir noticia:
Fuente:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual