BRASIL EM PORTUGUES

Passageiros devem estar atentos às mudanças nas regras da aviação

Com a aprovação da nova regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Resolução 400/2016, em dezembro do ano passado que dispõe sobre as condições gerais de transporte aéreo, passageiros ainda estão confusos com as modificações.

A agente de viagens Caroline Aissa explica que os clientes têm muitas dúvidas por conta da liminar concedida pela Justiça Federal em São Paulo que suspendeu a cobrança do despacho da bagagem. "Devido a essa briga entre Anac e Tribunal de Justiça fica bem complicado sabermos ao certo como ficará a situação dos clientes, porque, além das novas regras da Resolução 400, tem as Cias aéreas que ainda não se adequaram para atendê-la", afirmou.

Como passageira, Aissa assegura que as novas regras estão dividindo meio a meio os benefícios tanto para os usuários como para as companhias aéreas, porém não concorda com o fim da franquia da bagagem. "O problema é que pagamos tantos impostos, que o fato de gerar a cobrança da bagagem acaba não sendo bem vista. Isso funciona no exterior? Sim e muito bem, porém os valores das passagens são bem diferentes das nossas aqui no Brasil", explicou.

O advogado Rodrigo Junqueira viaja de quatro a cinco vezes por semestre e conta que vê mais como uma vantagem para os passageiros do que prejuízos e os passageiros estão focando apenas na questão da bagagem. "Sabe o que está acontecendo? O pessoal está esquecendo no que vem no resto do pacote. Tem muita coisa positiva", disse.

Ainda sem comprar as passagens para visitar a irmã em Santa Catarina, a modelo Keziane Fernandes, 16, conta que não estava sabendo de todas as modificações, mas que caso haja a cobrança de bagagem, espera que realmente valham a pena no desconto dos bilhetes.

Cias Aéreas

Das principais companhias aéreas que atuam no País, a Latam e a Gol estiveram revezando a liderança de participação do mercado de voos domésticos. Porém, no mês de janeiro deste ano a Latam alcançou 39% contra 31% da Gol. Já a Azul alcançou 18% de participação, seguido por 11,8% registrado pela Avianca, segundo dados da Anac.

Questionada sobre como avaliam a questão da bagagem e das novas regras aprovadas pela agência, a assessoria de imprensa da Latam segue as normas definidas pelas autoridades quanto às mudanças na polí­tica de bagagem.

A Gol, por sua vez, a partir do dia 4 de abril terá uma nova tarifa mais barata para quem não precisa ou prefere não despachar bagagens. Segundo a companhia, será a oportunidade para os clientes se familiarizarem com as novidades…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual