BRASIL EM PORTUGUES

Paulo Palaia Sica, CIO da Gol, é número 1 na lista IT Leaders 2015

Boas ideias surgem quando menos se espera. No caso de Paulo Palaia Sica, CIO da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, a inspiração chegou em uma viagem aos Estados Unidos. Na ocasião, ainda no aeroporto onde acabara de desembarcar, indagou o motorista do carro que o levaria até seu destino sobre o tempo que consumiria tal trajeto.

Foi nesse instante que o executivo teve o estalo: por que não criar um serviço móvel baseado em geolocalização e integrado aos sistemas da companhia aérea que facilitasse a vida dos clientes? A partir daí, se debruçou na criação de um aplicativo móvel para iOS e Android que já impactou centenas de milhares de pessoas desde seu lançamento.

A premissa da solução é simples e, ao mesmo tempo, engenhosa. Ao acessar o app da Gol e fazer o check-in, o passageiro pode ativar uma funcionalidade que envia notificações úteis. A ferramenta usa informações de localização a partir de quatro horas antes do voo. Depois dessa etapa, se torna interativa para o envio de lembretes ao viajante com base em seu deslocamento até o aeroporto.

Vamos colocar isso sob uma perspectiva prática: considerando o trânsito da região onde o cliente estiver, ele receberá alertas se chegará a tempo do embarque ou ainda se poderá antecipar ou adiar o voo, de acordo com sua necessidade. Tudo isso é feito de forma proativa, bastando apenas que o cliente aceite a sugestão proposta pelo sistema para que o cartão de embarque antigo seja cancelado e o novo seja emitido. Tudo ocorre de forma fluida, automática e simples.

"Desde que lançamos o app, já tivemos mais de meio milhão de downloads e auxiliamos mais de 110 mil pessoas a anteciparem ou adiarem seus voo", estima Palaia, sobre os benefícios da tecnologia aos clientes. "Para a Gol, o ganho operacional foi absurdo", reforça o executivo, sinalizando que o índice de não comparecimento (no show), fator que impacta a lotação das aeronaves, caiu de 6% para 2%.

Cada vez mais móvel
"Temos investido forte em mobilidade", comenta Palaia. Além do app para clientes, o departamento de TI tirou proveito do conceito para facilitar o dia a dia do público interno…

Imagen:Â http://computerworld.com.br/

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual