Nesta semana, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) foi certificado e se tornou membro do programa Airport Health Accreditation (Programa de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI).
A carta assinada por Luis Felipe de Oliveira, diretor geral do conselho, e endereçada à concessionária que administra o aeroporto afirma que o terminal está em conformidade com as práticas de combate à covid-19.
O programa de saúde foi elaborado para garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras. Para ser inserido no programa, o RIOgaleão respondeu a um questionário da ACI sobre todas as etapas da jornada do passageiro e seguiu à risca as ações e recomendações da ICAO. O processo foi finalizado com o envio de provas que atestaram o cumprimento das práticas.
Dentre as iniciativas adotadas, a concessionária destacou a comunicação, com uma campanha que consistiu na aplicação de adesivos de distanciamento em pontos de contato entre pessoas; lembretes de higienização por todo o terminal e nos principais monitores; aviso sonoro no sistema de som sobre os cuidados e o que fazer em caso de sintomas; e divulgação nas redes sociais e website para manter os clientes informados.
O segundo pilar foi a limpeza, que foi reforçada com aumento de frequência em pontos de contato do passageiro e utilização de produto hospitalar, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que deixa as superfícies livres do vírus por até 24 horas…