O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, apontou o Salvador Bahia Airport como um exemplo na proteção ao meio ambiente durante sua visita à essa estrutura (09/10). «O Aeroporto de Salvador vem dando exemplo de sustentabilidade para o país», disse, após conhecer de perto da Usina Solar. O Aeroporto foi apontado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como o mais sustentável do Brasil.
«É muito importante para o Ministério da Infraestrutura ver de perto o funcionamento dos nossos ativos, e a realização de investimentos não obrigatórios é uma sinalização muito positiva do compromisso da concessionária em oferecer um equipamento seguro e eficiente, além de um serviço de qualidade para o usuário», destacou Marcelo Sampaio. O aeroporto da capital foi concedido na quarta rodada de leilões para a VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos do mundo.
O representante do Ministério da Infraestrutura foi recebido por executivos do Salvador Bahia Airport. Durante a visita, Sampaio conheceu algumas das melhorias realizadas durante as obras de renovação e ampliação, um investimento de R$ 700 milhões de reais. «Agradecemos ao secretário pela visita e pela boa relação construída ao longo da sua gestão, baseada em critérios técnicos e em alto nível de profissionalismo», falou Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport.
Marcelo Sampaio viu de perto o resultado das intervenções na pista principal (10/28), que passou por requalificação do sistema de drenagem, recapeamento, ajustes na faixa de pista e implantação da área de segurança de fim de pista (RESA) nas duas extremidades.
O Secretário Executivo também visitou a Usina Solar, primeira a ser construída em um Aeroporto. Com investimento de cerca de R$ 16 milhões, o equipamento foi instalado na cabeceira de uma das pistas de pouso e decolagem e tem 11.000 painéis solares em uma área de 30 mil m². A potência instalada é de 4.215 KWp. A usina solar tem capacidade de suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – isso equivale ao necessário para abastecer 3.800 casas populares.