BRASIL EM PORTUGUES

Tarifas de comunicação de aeronaves com aeroportos vão aumentar 72%

A partir de 1º de outubro as tarifas de uso de comunicação e de navegação de aeroportos e de voos domésticos e internacionais vão aumentar 72%. A decisão é do Comando da Aeronáutica que publicou nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, portaria com os novos valores. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que reúne a Avianca, Azul, Gol e TAM, informou que ainda não é possível avaliar qual será o impacto do aumento das tarifas nos custos de operação das companhias áreas.

A associação explica ainda que a relação entre custos e preços repassados aos passageiros não é direta, mas que o aumento "é superior ao dobro do IPCA registrado de 2012 (último aumento) até julho deste ano (30,68%)". Segundo a ABEAR, o aumento vai comprometer ainda mais as margens do setor em um momento que "a economia brasileira não dá sinais de melhora imediata, que o dólar atinge cotações recordes e que o crescimento de demanda no transporte aéreo sofre uma redução depois de anos de crescente expansão".

As tarifas que terão aumento são as "tarifas de uso das comunicações e dos auxílios-rádio à navegação aérea em área de controle de aproximação (TAT-APP – cobrado dos proprietários ou exploradores de aeronaves) e das tarifas de uso das comunicações e dos auxílios-rádio à navegação aérea em área de controle de aeródromo (TAT-ADR)", cobrada em função se os voos são domésticos ou internacionais…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual