BRASIL EM PORTUGUES

TRT determina retorno de trabalhadores às obras do Aeroporto Pinto Martins

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu, nesta terça-feira (07), uma liminar determinando que o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Estradas Pavimentação e Obras de Terraplanagem do Ceará (Sintepav-CE), terá que manter um percentual de no mínimo 70% dos trabalhadores nas obras do Aeroporto Pinto Martins, sob pena de multas diárias de R$ 100 mil pelo descumprimento.

O Tribunal do Trabalho entende que a obra se enquadra como serviço essencial, ou seja, ficam obrigados a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao entendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

A Justiça do Trabalho entende que a greve está retardando a ampliação do Aeroporto, obra considerada de relevância social e econômica e intimamente ligada à preparação dos eventos esportivos que serão realizados em Fortaleza (Copa das Confederações e Copa do Mundo).

O Consórcio CPM Novo Fortaleza informa que está convocando os trabalhadores para retomarem as atividades e prepara um plano de contingenciamento para recuperar os dias de paralisação que afetaram a obra. Quanto às reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores, foi instaurado dissídio coletivo para deliberar sobre o reajuste salarial.

O coordenador de fiscalização do Sintepav-CE, Arquimedes Fortes, disse que será feita assembleia na quarta-feira (8) para informar aos trabalhadores sobre a decisão do TRT, «os trabalhadores é que vão decidir se voltam ou não às atividades», afirmou.

Ministro está preocupado com cronograma

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, esteve em Fortaleza na semana passada para cobrar retorno das obras do aeroporto. Ele veio ao Ceará pedir apoio polí­tico ao governador Cid Gomes para que intervenha na greve dos trabalhadores, que já compromete o cronograma dos trabalhos e, consequentemente, pode prejudicar o fluxo de turistas durante os jogos da Copa de 2014, se não forem concluídas a tempo.

Foto: Marilia Camelo

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual