BRASIL EM PORTUGUES

Turbulências são principal causa de ferimentos em voos; cinto evita danos

Turbulências muito fortes durante voos não ocorrem com muita frequência, mas quando ocorrem podem causar estragos, como no caso do voo da Tam de Madri para São Paulo que deixou 12 feridos na madrugada desta segunda-feira (2).

As turbulências são a maior causa de ferimentos em passageiros e na tripulação em acidentes aéreos não fatais, segundo autoridades como a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA, e a Autoridade Australiana de Aviação Civil. A cada ano, 58 pessoas, em média, ficam feridas nos Estados Unidos durante turbulências, por não usarem o cinto de segurança. A maior parte das turbulências é leve, curta e não causa prejuízos. Elas ocorrem devido à movimentação do ar: as massas de ar quente (mais leves) sobem, enquanto as massas de ar frio (mais pesadas) descem. Esse deslocamento produz correntes de vento e, a depender da velocidade com que isso se dá, do calor e da pressão atmosférica, podem fazer o avião "chacoalhar".

"É como em um carro. A situação ideal é dirigir em uma estrada lisinha. Mas se de repente vem um trecho cheio de buracos, o carro vai sofrer solavancos. No avião, esses movimentos de ar provocam as turbulência", compara Hernan Dario Ceron Muñoz, professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP.

Isso não significa que a aeronave vá cair. "A aeronave está preparada para enfrentar as turbulências. Não ocorre comprometimento estrutural", garante Ronaldo Jenkis, coordenador da Comissão de Segurança de Vôo da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Mas, caso os passageiros estejam despreparados (sem cinto de segurança), podem sofrer fraturas e outros ferimentos.

Em muitos casos, os pilotos, com a ajuda de radares meteorológicos, conseguem detectar a passagem por uma área de turbulência a tempo de avisar as pessoas a bordo. Mas nem sempre elas…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual